A multinacional quer que o consumidor brasileiro entenda qual é a importância do produtor rural em seu dia-a-dia
O dia 28 de julho é o Dia do Agricultor no Brasil e aproveitando esta data, a multinacional Basf anunciou que vai lançar, hoje a noite, em rede nacional, uma campanha de valorização deste trabalhador. O objetivo, segundo o vice-presidente de cultivos e sustentabilidade da Basf, Eduardo Leduc, é fazer com que o consumidor brasileiro entenda qual é a real importância do produtor rural no seu dia-a-dia e que o próprio agricultor se sinta mais valorizado.
A campanha, chamada de "O melhor trabalho da Terra", vai durar três meses, e será veiculada em várias mídias (TV, rádio, internet e imprensa). Para chegar até o resultado final e elaborar a campanha, a multinacional realizou um estudo que mede o conhecimento do consumidor em relação ao trabalho do agricultor. "A maioria dos consumidores dos centros urbanos não sabe, exatamente, o que acontece no campo", diz Leduc. "Muito menos os desafios que estes agricultores brasileiros enfrentam e por isso estamos tão engajados nesta campanha".
De acordo com o executivo, a companhia iniciou esses estudos no ano de 2011 e realizou a pesquisa novamente em Março neste ano, quando foram entrevistados 300 agricultores e 1000 consumidores.
As questões abordavam o que um pensava do outro. "Ainda existe uma boa parcela da sociedade urbana que acredita que o agricultor não cuida da terra, não tem idéia de que ele precisa fazer isso, caso contrário ele não vai produzir", diz Leduc. "Não é possível que isso ainda aconteça em um país fortemente agrícola como o Brasil. Se não fossemos tão fortes neste setor ainda vai...mas não, o agronegócio brasileiro é o elo mais forte da economia".
Entre as várias abordagens, a pesquisa aponta que o agricultor brasileiro de hoje sente mais orgulho de pertencer ao campo, mas ainda há um problema de ego no setor, por isso ele precisa ser valorizado por toda a sociedade. Do outro lado, as respostas apontam que a sociedade urbana não sabe exatamente o que é sustentabilidade, sabe que existem problemas no campo, mas não sabem especificar quais são eles. "Grande parte das pessoas, incluindo parte dos agricultores, ainda acha que sustentabilidade só se refere ao meio ambiente e não têm idéia de que o tema leva em consideração, em igual importância, a economia e a valorização humana".
Leduc diz que o maior destaque do estudo aponta que existe um lapso muito grande entre o que pensam um e outro. "Precisamos (todos os agentes do agronegócio) trabalhar para diminuir esta diferença de entendimentos e conhecimento. O consumidor precisa entender que o agricultor está fazendo tudo o que ele pode e o agricultor deve entender o que o consumidor está pensando para entregar a ele o alimento desejado", diz.
Segundo ele, está na hora da sociedade eliminar, de vez, aquela velha imagem romântica do agricultor. "A fazenda é uma empresa de matéria-prima, cheia de tecnologia".
Na mídia
A Basf vem investindo em campanhas de valorização do produtor rural desde o ano de 2011, quando foi realizada a primeira campanha. Oswaldo Marques, diretor de marketing da Unidade de Proteção e de Cultivos, explica que está é a quarta fase da campanha. Antes disso, a companhia investiu em filmes que vinham sendo veiculados na internet, aviões e para públicos específicos.
Segundo Marques, em 2011 foi lançado o filme "um planeta faminto e a agricultura brasileira", que mostrava a evolução da agricultura em relação a recursos que elevaram a produtividade. Em 2012, o vídeo teve continuidade abordando a importância da agricultura brasileira para o resto do planeta.
A maior - e mais popular - ação ocorreu em fevereiro de 2013, quando a empresa patrocinou o desfile da Escola e de Samba carioca Vila Isabel (campeã do carnaval naquele ano). "Foi uma iniciativa fantástica, que nos proporciona retorno de valorização até hoje, dentro e fora do Brasil. Não para a Basf, mas para a agricultura brasileira como um todo". Neste mesmo ano, a companhia lançou mais um filme, já com o tema "o maior trabalho da terra". "Só no ano passado, tivemos 1,9 milhão de visualizações na internet em três meses e isso nos motiva a continuar".
No ano passado, o personagem principal do vídeo era o João. Agora, o personagem é Antonio, que representa a nova geração de produtores brasileiros no campo. "Mostramos toda a sua vida, desde criança, a sucessão ao trabalho do pai dele, também agricultor e a pujança da sua produção", diz Marques.
O dia 28 de julho é o Dia do Agricultor no Brasil e aproveitando esta data, a multinacional Basf anunciou que vai lançar, hoje a noite, em rede nacional, uma campanha de valorização deste trabalhador. O objetivo, segundo o vice-presidente de cultivos e sustentabilidade da Basf, Eduardo Leduc, é fazer com que o consumidor brasileiro entenda qual é a real importância do produtor rural no seu dia-a-dia e que o próprio agricultor se sinta mais valorizado.
A campanha, chamada de "O melhor trabalho da Terra", vai durar três meses, e será veiculada em várias mídias (TV, rádio, internet e imprensa). Para chegar até o resultado final e elaborar a campanha, a multinacional realizou um estudo que mede o conhecimento do consumidor em relação ao trabalho do agricultor. "A maioria dos consumidores dos centros urbanos não sabe, exatamente, o que acontece no campo", diz Leduc. "Muito menos os desafios que estes agricultores brasileiros enfrentam e por isso estamos tão engajados nesta campanha".
De acordo com o executivo, a companhia iniciou esses estudos no ano de 2011 e realizou a pesquisa novamente em Março neste ano, quando foram entrevistados 300 agricultores e 1000 consumidores.
As questões abordavam o que um pensava do outro. "Ainda existe uma boa parcela da sociedade urbana que acredita que o agricultor não cuida da terra, não tem idéia de que ele precisa fazer isso, caso contrário ele não vai produzir", diz Leduc. "Não é possível que isso ainda aconteça em um país fortemente agrícola como o Brasil. Se não fossemos tão fortes neste setor ainda vai...mas não, o agronegócio brasileiro é o elo mais forte da economia".
Entre as várias abordagens, a pesquisa aponta que o agricultor brasileiro de hoje sente mais orgulho de pertencer ao campo, mas ainda há um problema de ego no setor, por isso ele precisa ser valorizado por toda a sociedade. Do outro lado, as respostas apontam que a sociedade urbana não sabe exatamente o que é sustentabilidade, sabe que existem problemas no campo, mas não sabem especificar quais são eles. "Grande parte das pessoas, incluindo parte dos agricultores, ainda acha que sustentabilidade só se refere ao meio ambiente e não têm idéia de que o tema leva em consideração, em igual importância, a economia e a valorização humana".
Leduc diz que o maior destaque do estudo aponta que existe um lapso muito grande entre o que pensam um e outro. "Precisamos (todos os agentes do agronegócio) trabalhar para diminuir esta diferença de entendimentos e conhecimento. O consumidor precisa entender que o agricultor está fazendo tudo o que ele pode e o agricultor deve entender o que o consumidor está pensando para entregar a ele o alimento desejado", diz.
Segundo ele, está na hora da sociedade eliminar, de vez, aquela velha imagem romântica do agricultor. "A fazenda é uma empresa de matéria-prima, cheia de tecnologia".
Na mídia
A Basf vem investindo em campanhas de valorização do produtor rural desde o ano de 2011, quando foi realizada a primeira campanha. Oswaldo Marques, diretor de marketing da Unidade de Proteção e de Cultivos, explica que está é a quarta fase da campanha. Antes disso, a companhia investiu em filmes que vinham sendo veiculados na internet, aviões e para públicos específicos.
Segundo Marques, em 2011 foi lançado o filme "um planeta faminto e a agricultura brasileira", que mostrava a evolução da agricultura em relação a recursos que elevaram a produtividade. Em 2012, o vídeo teve continuidade abordando a importância da agricultura brasileira para o resto do planeta.
A maior - e mais popular - ação ocorreu em fevereiro de 2013, quando a empresa patrocinou o desfile da Escola e de Samba carioca Vila Isabel (campeã do carnaval naquele ano). "Foi uma iniciativa fantástica, que nos proporciona retorno de valorização até hoje, dentro e fora do Brasil. Não para a Basf, mas para a agricultura brasileira como um todo". Neste mesmo ano, a companhia lançou mais um filme, já com o tema "o maior trabalho da terra". "Só no ano passado, tivemos 1,9 milhão de visualizações na internet em três meses e isso nos motiva a continuar".
No ano passado, o personagem principal do vídeo era o João. Agora, o personagem é Antonio, que representa a nova geração de produtores brasileiros no campo. "Mostramos toda a sua vida, desde criança, a sucessão ao trabalho do pai dele, também agricultor e a pujança da sua produção", diz Marques.
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