No último sábado, dia 20 de outubro, três das dez viaturas do Ibama estacionadas em frente a um hotel na cidade de Buritis, em Rondônia, foram incendiadas. O fogo foi controlado por policiais, evitando que se espalhasse às demais viaturas. Um suspeito do ataque foi preso e autuado por dano ao patrimônio público.
Durante a confusão, a população da cidade amazônida se aglomerou diante do hotel. Algumas delas passaram a incentivar a queima de outras viaturas e chegaram a romper o cordão de isolamento, mas foram contidos pelas forças policiais.
Entenda: O crime perfeito
Na tarde do dia anterior, outra equipe de repressão ambiental atuando na Amazônia com a bandeira do ICMBio foi sitiada no município de Trairão, no Pará. De acordo com o relato oficial, a equipe estava na Floresta Nacional (Flona) Itaituba 2 quando a população local ateou fogo a uma pequena ponte na única estrada de acesso. Quando a equipe estava parada na ponte queimada, um grupo de moradores se concentrou numa segunda ponte, a algumas centenas de metros e sitiaram os agentes. Não informações sobre feridos.
Áudios obtidos pelo ICMBio mostram que a ação foi orquestrada por moradores de Bela Vista do Caracol, distrito de Trairão, cuja economia depende das atividades econômicas perseguidas pelos órgãos ambientais.
Saiba mais: Colonos se revoltam contra instituições brasileiras na Amazônia: Prédios do Ibama, ICMBio e Incra são destruídos
Não é a primeira vez neste ano que o Ibama e o ICMBio tem viaturas incendiadas. Em julho do ano passado, um ataque queimou oito caminhonetes no sudoeste do Pará. Os dois órgãos tiveram suas sedes no município de
A reação do povo da Amazônia contra a repressão ambiental do Ibama e do ICMBio não é novidade. Carros do Ibama já foram queimados em Paragominas, Novo Progresso e Tailândia, no Pará, em Buritis, em Rondônia, em Buriticupu, no Maranhão, em Marcelândia, em Mato Grosso.
Clique aqui e entenda porque a população da Amazônia se revolta contra as ações dos órgãos ambientais do Governo Federal: Fogo contra fogo: Entenda porque os carros do Ibama foram queimados
“Informação publicada é informação pública. Porém, alguém trabalhou e se esforçou para que essa informação chegasse até você. Seja ético. Copiou? Informe e dê link para a fonte.”
Comentários
Postar um comentário
Reflexões sobre meio ambiente, pecuária e o mundo rural brasileiro. Deixe seu comentário.