Austrália rejeita proteger floresta por motivos econômicos na Tasmânia

Proteção iria barrar mineração na floresta de Tarkine, segundo ministro. Sítios aborígenes vão ser protegidos, segundo o governo

A Austrália rejeitou nesta sexta-feira (8) um pedido de classificação na lista nacional de sítios protegidos da floresta de Tarkine, na ilha de Tasmânia, no sul, uma região da indústria mineradora vital para o emprego local.
Uma classificação dos 400 mil hectares da floresta na lista nacional de sítios naturais, históricos e indígenas "de grande valor para o patrimônio nacional australiano" teria praticamente impossibilitado qualquer atividade de mineração.
Mas a "Tasmânia tem a maior taxa de desemprego da Austrália e esta região (Tarkine) tem a maior taxa de desemprego da Tasmânia", justificou o ministro do Meio Ambiente, Tony Burke, em um comunicado. 
"Sinceramente, não encontrei uma forma de reconhecer o valor patrimonial (da floresta) e garantir um equilíbrio" entre os imperativos ambientais e econômicos, disse. No entanto, os sítios aborígenes serão protegidos.

Texto da AFP

Comentários

Luiz Prado disse…
Eles querem é a mineração de carvão.

O Canadá faz o mesmo com a exploração de xisto na tundra e os ongolóides ficam bem quietos.