Litigância de má fé: Ministro do STF critica atitude da Sub-Procuradora que questionou o Código Florestal
A justiça é mesmo cega? |
Sorrateiramente, a Sub-procuradora dividiu os questionamentos do mesmo diploma legal em três ações. Questonada pelo jornal Valor Econômico Cureau explicou: "Nossa ideia era entrar com mais de uma ação para possibilitar o exame de mais um relator que, ao nosso ver, ampliaria as nossas possibilidades". Segundo a Sub-procuradora, a divisão das ações em três visou “aumentar as chances”. Isso porque dividindo as ações em três Cureau pretendeu aumentar o risco de que pelo menos uma delas caisse nas mãos de um relator "camarada", um juiz capaz olhar para o Código Florestal com o mesmo viés ambientalista das ONGs e da Sub-Procuradora.
Segundo o Jornal Folha de São Paulo de hoje, a declaração da sup-procuradora repercutiu mal no STF. "Processo não pode ter sabor lotérico. A racionalidade cai por terra", disse o Ministro Marco Aurélio Mello sobre a atitude de Cureau.
Fiat Fux
Apesar da irritação do Ministro Marco Aurélio, o estratagema da sub-procuradora funcionou. Uma das ações caiu exatamente nas mãos do Ministro Luiz Fux. Talvez o mais ambientalista dos ministros do STF, Fux é fortemente influenciado pela doutrina dos direitos confusos aplicados ao meio ambiente de Herman Benjamim. Fux já se apressou a solicitar a reunião dos três processos sob sua relatoria. Nas próximas semanas o Presidente do STF deve entregar as três ADIs à Fux. Ele decidirá sozinho sobre o pedido de liminar feito pela Sub-procuradora. Sendo ele o ambientalista que é, deve conceder a liminar suspendo os todos avanços obitidos democraticamente no novo Código Florestal até que o pleno do STF se manifeste.
Seria Fux o Ministro parcial buscado pela sub-procuradora?
A foto é de Fábio Rodrigues Pozzebom, da Agência Brasil.
Comentários
poderes estão todos vendidos, é uma vergonha para este pais
ter ministros deste tipo, imagine o que falam lá fora de nós, pena estamos perdidos e mal pagos
Próximo passo, derrubar a presidência.
Postar um comentário
Reflexões sobre meio ambiente, pecuária e o mundo rural brasileiro. Deixe seu comentário.