Edward Luz na rede CBN: faltam transparência e participação democrática no processo demarcatório de terras indígenas no Brasil

Prezados leitores do Ex-Blog do Código Florestal,
Parentes Indígenas e Não-Indígenas...

  Fico feliz e satisfeito em poder compartilhar com vocês o áudio de minha entrevista concedida ao jornalista e radialista Milton Jung nesta manhã de sexta-feira dia 10 de maio de 2013. Apesar do pouco tempo (7 mins) e da complexidade do tema sinto que consegui sintetizar nessas poucas palavras aquilo que muitos brasileiros sentem, percebem e pensam sobre o processo de demarcação de Terras Indígenas.

  Minha satisfação decorre da percepção de que meus empenhos continuados pela construção conjunta de um modelo mais democrático, transparente e equilibrado de demarcações de terras indígenas estão surtindo efeito. Depois de anos trabalhando para FUNAI, depois de muitos estudos e pesquisas sobre a problemática, depois de leituras e reflexões sobre o tema começo a colher os primeiros frutos que parecem indicar que importantes mudanças serão implementadas no processo de demarcação para permitir que tenhamos um verdadeiro sistema transparente e republicano de solução dos constantes conflitos e que emergem das demarcações de Terras Indígenas.

 Quando percebo que  esta é a primeira vez que começa discutir a causa em âmbito nacional, começo a acreditar que está valendo a pena toda minha luta, todo meu esforço em denunciar exageros e irregularidades deste processo. Quando nos aprofundarmos (eu e todos aqueles que quiserem) nestes muitos casos e processos que insistem em permanecer velados conseguiremos desenvolver uma relação mais sincera com as sociedades indígenas, um verdadeiro desejado respeito pela FUNAI, que no momento não merece nossa consideração, e quem sabe um dia, uma atuação antropológica mais livre e autônoma de compromissos políticos e ideológicos de uma agenda escusa.

Agradeço àqueles muitos me felicitam pela coragem e competência, tanto quanto àqueles que se dedicam à criticar e questionar meus pontos do vista. Lamento por aqueles que partem para a agressão verbal e pessoal e para a desvalorização do meu esforço profissional em promover esta reforma do sistema demarcatório que o Brasil precisa. Outros capítulos importantes virão nesta disputa e estarei aqui com vocês.

Entrevista do antropólogo Edward M. Luz na rede CBN: 10/05/2013: falta muita coisa para aperfeiçoar o processo de demarcação de Terras Indígenas no Brasil

Sinceramente agradecido, Edward M. Luz. Antropólogo Social.

Comentários