Brasil deve proibir exportação de soja para França

O presidente da França, Emmanuel Macron, disse ontem em seu Twitter que os países europeus devem produzir e consumir sua própria soja para evitar a compra do Brasil, que, na visão equivocada dele, é feito a partir 'da floresta destruída'. "Quando importamos a soja produzida a um ritmo rápido a partir da floresta destruída no Brasil, nós não somos coerentes", afirmou. "Nós precisamos da soja brasileira para viver? Então nós vamos produzir soja europeia ou equivalente", disse ele.

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) comentou em nota a fala de Macron. A entidade lamentou que, em sua visão, "o presidente da França busque justificar sua decisão de subsidiar os agricultores franceses atacando a soja brasileira".

"A soja produzida no bioma Amazônia no Brasil é livre de desmatamento desde 2008, graças à Moratória da Soja, iniciativa internacionalmente reconhecida, que monitora, identifica e bloqueia a aquisição de sojap roduzida em área desmatada", alega a associação. Segundo a Abiove, há "risco zero do envio de soja de área desmatada (legal ou ilegal) deste bioma para mercados internacionais". 

De acordo com o pesquisador Evaristo Miranda, cerca de 10% da soja brasileira é produzida nas lindes do bioma Amazônia. Em números redondos, a União Europeia importa cerca de 13 milhões de toneladas de soja por ano, dos quais uns 5 milhões vão para França. Desse total, cerca de 87% destina-se à alimentação de animais: aves e ovos (50%), suínos (24%), vacas leiteiras (16%), bezerros (6%) e peixes, sobretudo salmão (4%). A produção atual de soja da França é cerca de 200.000 t/ano, 5% de sua demanda.

 Ainda de acordo com Evaristo Miranta, quase toda a soja francesa (3/4) é irrigada e custa caro. No total, são cerca de 40.000 ha. Seria necessário que a France plantasse mais uns 2 milhões de hectares de soja irrigada para a autossuficiência. Quem cederá 2 milhões de hectares na França para a produção de soja? Os cereais, a beterraba ou a fruticultura?

Macron sabe de tudo isso. Ocorre que o presidente francês está namorando os votos dos verdes na França. Nas últimas eleições os verdes vêm ganhando forte peso político do qual o futuro de Macron depende. Os verdes da França e da Europa têm a mente feita pelas ONGs que atuam no Brasil. Logo, na cabeça desses verdes, a soja brasileira vem da Amazônia não importam os fatos nem as declarações da Abiove. É por conta disso que Macron tem falado as besteiras que tem falado.

Além disso, tem o velho protecionismo europeu convenientemente escondido por detrás da máscara de proteção da Amazônia. Ao criticar a soja brasileira (que não vai para França da Amazônia), Macron bajula os agricultores franceses fortemente subsidiados e ineficientes e os ecólatras europeus, fartamente enganados pelas ONGs. 

As declarações de Macron são pura BRAVATA.

O Brasil, por outro lado, deveria proibir a exportação de soja para a França. Perderia menos. 

Imagem de Marcelo Camargo/Agência Brasil) e Grégory ROOSE por Pixabay 

“Informação publicada é informação pública. Porém, alguém trabalhou e se esforçou para que essa informação chegasse até você. Seja ético. Copiou? Informe e dê link para a fonte.”

Comentários