Ambientalismo real: Justiça Alemã legaliza o suicídio

A mais alta corte criminal da Alemanha emitiu uma sentença histórica na última sexta-feira, 25, legalizando o suicídio assistido nos casos em que a morte ocorre com base em um pedido prévio do paciente.

A decisão veio quando a corte derrubou a condenação de um advogado que havia aconselhado sua cliente, em 2007, a interromper a alimentação artificial da mãe, que se encontrava em coma há anos. Uma instância inferior havia condenado o advogado Wolfgang Putz por tentativa de homicídio e ele tinha recebido uma sentença de nove meses de prisão.


A corte federal determinou que a mulher, de 71 anos, havia dito em 2002, antes de entrar em coma, que não gostaria de ser mantida viva nesse tipo de circunstância.

A Alemanha tomou medidas para clarificar a situação legal do suicídio assistido no ano passado. O Parlamento aprovou uma lei que tornou obrigatório o cumprimento pelos médicos dos desejos expressos pelos pacientes sobre o uso de tratamentos de prolongamento da vida após acidentes ou em caso de doença terminal.

Mas a decisão judicial desta sexta legaliza a prestação de auxílio para pôr fim à vida de uma pessoa, além de simplesmente deixá-la morrer.

Recomendo também o documentário da BBC sobre quantos seres humanos nosso planeta é capaz de suportar: Parte 1:

Comentários

Luiz Prado disse…
Esse tipo de política pública já existe na Holanda, que está sempre à frente de outros países europeus, há anos. E muito mais: o próprio médico entrega as pílulas para o paciente se ele pedir quando informado que medicina nada mais tem a oferecer, e o paciente usa se quiser. Bem mais sensato!