Cientistas começam a descobrir a importância do boi e do pastejo para a proteção do meio ambiente

"Desertificação é uma palavra chique para a terra que está virando deserto", começa Allan Savory nesta impressionante conversa. Desertificação é o que está acontecendo com cerca de dois terços das terras do planeta, acelerando as mudanças climáticas e levando comunidades de pastores tradicionais ao caos social. Savory dedicou sua vida a entender esse processo de desertificação. Ele agora acredita - e seu trabalho mostra - que um fator surpreendente pode proteger pastos e até mesmo recuperar terras degradadas já viraram deserto. Esse fator chama-se: Boi. Isso mesmo que você leu, o boi. O boi pode salvar o mundo. Continue lendo e veja a impressionante aula que o Professor Savory, um ambientalista e biólogo de formação que odiava gado bovino, mas que agora acredita que o pastejo é parte da solução ambiental do planeta.

Parte da solução desenhada por Savory é um tipo agudo de intensificação da pecuária baseado no velho e conhecido pastoreio voisin. Este blogger trabalhou com isso na Amazônia no início dos anos 2000 até ser impedido pelos ambientalistas que atuam no Brasil e que odeiam o boi assim como Savory odiava.

Como disse certa vez o grande escritor Machado de Assis, "a opinião pública detesta o boi... sem batatas fritas; e nisto, como em outras coisas, parece-se a opinião pública com o estômago." Os ambientalistas também parecem-se com o estomago, assim como a opinião pública de quem são escravos.

Esta palestra de Savory põe o boi a fitar a opinião pública e os ambientalistas no Brasil. Mais uma vez como escreveu Machado de Assis, "vendo o boi a fitá-la, a opinião estremeceu; estremeceu e perguntou o que queria. Não tendo o boi o uso da palavra, olhou melancolicamente para a vaca; a vaca olhou para Minas; Minas olhou para o Paraná; o Paraná olhou para a sua questão de limites; a questão de limites olhou para o alvará de 1749; o alvará olhou para a opinião pública; a opinião olhou para o boi. O qual olhou para a vaca; a vaca olhou para Minas; e assim iríamos até a consumação dos séculos" se não interviesse o Sr. Savory:

Veja a palestra com atenção e veja se consegue perceber o PODER que está hoje nas mãos da pecuária brasileira. Repare que o argumento de Savory, por outras causas e com outras fundamentações e refinamentos, já fizeram a intensificação da pecuária brazuca entrar como solução para o aquecimento global na INDC brasileira. Já falei disso aqui no post: Cortesia com o chapéu alheio.


Veja a postagem original na página do TEDx

Esses demônios pecuaristas e suas danações maravilhosas: Saiba qual é a importância da pecuária brasileira na sua vida

Posted by Código Florestal on Terça, 6 de outubro de 2015

Comentários

Estou concordando com o Sr Allan. Passaram muitos anos desde que tenho esse pensamento. Faz 50 anos que sou Engenheiro Civil e sendo um rapaz esteve muito tempo cuidando do gado na Argentina.