Edson Duarte, do PV, partido que não apoia o governo Temer, é o novo Ministro do ½ Ambiente. Duarte foi escolha de Sarney Filho, que deixou o cargo para disputar uma das cadeiras do Maranhão no Senado.
Na última terça-feira, dia 10, o presidente Michel Temer deu posse a dez novos ministros. Em discurso, Temer frisou a manutenção da estrutura político-partidária na reforma ministerial. “Não interrompemos a administração. Ao escolhermos os ministérios, mantivemos a mesma composição político-partidária. Nosso objetivo é não interromper o que foi feito até agora. Vamos completar a obra que começamos", disse Temer.
O novo ministro do ½ ambiente não estava entre os dez nomeados na terça. Edson Duarte foi nomeado por Sarney Filho como Secretário Executivo do Ministério no dia 22 de março e assumiu o ministério em caráter interino, de forma automática, após a saída do ministro dias depois.
Na prática, ao não nomear ninguém para a pasta, Temer e Sarneyzinho Filho armaram para manter as ONGs no controle do ministério.
Para quem não se lembra, Edson Duarte era deputado federal quando a Câmara dos Deputados iniciou o processo de reforma do Código Florestal. Duarte liderou as ONGs contra a nova lei.
Veja aqui o que publicamos sobre a atuação de Edson Duarte durante a reforma do Código Florestal.
Na campanha que esse blog fez para a exoneração de Sarney Filho do Ministério após a entrega dos dados do Cadastro Ambiental Rural às ONGs internacionais, lançamos o nome do presidente da Embrapa, Maurício Lopes, para o Ministério.
Na verdade, o post não tinha fundamentação nenhuma. Lançamos o nome de Maurício Lopes apenas para tentar manter a fritura de Sarney Filho. Não deu certo no primeiro momento, mas o nome de Maurício Lopes continua circulando como aposta para o Ministério sob forte oposição das ONGs e dos blogs de ambientalismo radical.
Ocorre que a bancada e as principais entidades do agro estão fechados com Michel Temer. Na situação atual, Temer pode entregar o Ministério do ½ Ambiente ao controle das ONGs prejudicando o setor e o país que a bancada do agro permanecerá silente.
Esse blog acha que o novo Ministro do ½ Ambiente já está nomeado. Edson Duarte participou da primeira reunião ministerial com o presidente Temer na manhã de hoje.
Sem alarde, Sarneyzinho Filho fez o sucessor e continua no controle do Ministério. Como disse Temer em seu discurso, é preciso continuar o que vinha sendo feito.
Foto: Agência Brasil
Gostou dessa postagem? Ajude a espalhar o texto nas redes sociais. Clique e faça uma doação. O valor arrecadado, descontado impostos e taxas, será aplicado na divulgação do post no Facebook.
Ao clicar no botão o PagSeguro vai perguntar o valor que você pretende doar e emitirá um boleto. O site recolherá sua taxa de administração e enviará a restante ao blog que fará a divulgação no Facebook.
“Informação publicada é informação pública. Porém, alguém trabalhou e se esforçou para que essa informação chegasse até você. Seja ético. Copiou? Informe e dê link para a fonte.”
Comentários
Postar um comentário
Reflexões sobre meio ambiente, pecuária e o mundo rural brasileiro. Deixe seu comentário.