Aloprou geral: Salve-se quem puder!

Cara e coroa

Vocês sabem como funciona uma Organização Não Governamental (ONG)? Vou explicar: O modelo de negócio de uma ONG ambientalista depende de uma preocupação internacional sobre o meio ambiente em algum lugar do planeta. Quando o mundo fica com medo de um problema ambiental, as ONGs correm nas fundações ricas dos países ricos e se oferecem para resolver o problema mediante uma doação. Aterrorizadas, as pessoas ricas derramam dinheiro das ONGs.

Quando não existe uma preocupação ambiental, as ONGs criam uma para poder faturar. Quando existe uma preocupação ambiental, as ONGs amplificam para poder faturar ainda mais.

Nos anos 80, o desmatamento na Amazônia era o dobro do atual, mas o mundo não estava nem aí. Era uma ameça ambiental para a qual o mundo não ligava.

As ONGs então construíram, por engenharia social, o martírio de Chico Mendes. Contei essa história aqui. O cadáver de Chico Mendes botou a Amazônia no front das preocupações ambientais do globo e rendeu bilhões de dólares às ONGs.

Vinte anos depois, o desmatamento caiu assim como a preocupação do mundo com ele afundando a arrecadação das ONGs. Navegávamos em mares turbulentos, mas, mais ou menos, sob o controle... Até os últimos dias..

Nos últimos dias uma elevação anual o desmatamento na Amazônia ficou evidente. Digo "ficou evidente" porque há dois meses eu disse aqui que esse problema iria acontecer. Quem conhece o assunto sabia que essa elevação aconteceria.

A elevação do desmatamento, as imagens dos incêndios e forma estúpida como o governo vem tratando o tema deram as ONGs tudo o que elas precisavam para o seu modelo de negócios: medo nas pessoas dos países ricos.

Esse medo alimenta uma rede de notícias, factoides e fake news que amplificam o problema e acabarão resultando em mais dinheiro nos orçamentos das ONGs. É um círculo vicioso: O desmatamento cresce, o governo fala merda, as ONGs amplificam, o mundo reage e acaba derramando dinheiro nas ONGs.

Amedrontar o mundo com a destruição da Amazônia é um modelo de negócio. As ONGs não precisam tocar fogo na Amazônia. Elas só precisam amplificar um problema existente e elas fazem isso com auxílio das declarações do governo.

Ninguém conseguirá fazer o governo parar de dar munição para as ONGs. Ninguém conseguir fazer as ONGs pararem de amplificar o problema. Aloprou geral e ponto final, tá ok?

Imagem composto com fotos de Antonio Cruz e Marcello Casal jr/Agência Brasil

“Informação publicada é informação pública. Porém, alguém trabalhou e se esforçou para que essa informação chegasse até você. Seja ético. Copiou? Informe e dê link para a fonte.”

Comentários