CAR já cadastrou 59% dos imóveis rurais do país

Deus proverá o fim do cadastramento em 5 de maio 2016
De acordo com o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), responsável pelo controle do Sistema de Cadastramento Ambiental Rural (Sicar), divulgou, nessa terça (10/08), seu boletim mensal. De acordo com o SFB, o CAR conta hoje com uma área de 237,2 milhões de hectares, correspondentes a 360,5 mil imóveis já cadastrados. Com incremento médio de 5% dos imóveis cadastráveis e um percentual de 59% já cadastrado, a previsão é de que até o dia 5 de maio do ano que vem, quando expira o prazo final para a inclusão de todos o imóveis rurais do Brsil no cadastro, a área cadastrada chegue próximo a 397,2 milhões de hectares. Essa é área passível de ser cadastrada, de acordo com o Censo Agropecuário do IBGE, de 2006.

“Já cadastramos uma área corresponde ao tamanho de oito Alemanhas”, informou o diretor geral do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Raimundo Deusdará. O perfil dos imóveis cadastrados vem se mantendo, segundo Deusdará. Os pequenos agricultores e os agricultores familiares já totalizam quase 90% de território cadastrado. O cadastramento enfrenta problemas nos Estados do Sul. “Mas isso está sendo contornado”, explica o diretor do SFB.

Veja também: O produtor rural deve ou não pagar pelo CAR?

A Região Norte, liderada pelos Estados do Pará e Mato Grosso, é a que onde há maior adesão ao CAR, com 94,9 milhões de hectares. Antes da criação do Sicar, esses Estados já se encontravam com boa parte de sua área cadastrada. O Sul registra cadastros de apenas 22% de sua área. “Estamos atuando com mais intensidade na solução das áreas críticas”, afirmou Deusdará.

O Programa de Recuperação Ambiental (PRA), que dará apoio à restauração das áreas que não deveriam ter sido desmatadas, identificadas no CAR, já registrou adesão de mais de 50% dos cadastrados. “É melhor notícia do boletim”, avalia o diretor da SBF. De acordo com ele, o Ministério do Meio Ambiente já está trabalhando em projetos de apoio a recuperação dessas áreas.

Comentários