Um tucano só faz verão? Deputado tenta mudar a posição do partido sobre o Código Florestal

Falando sozinho
Diante do acordo fechado por todos os partidos (as excessões são PV e Psol) para a votação sem alterações do Relatório Rebelo na Câmara, um deputado tucano, desesperado, resolveu apelar para o regimento interno do PSDB.

Enquanto o líder do PSDB na Câmara, João Almeida, trabalha pela “votação já” do projeto de Aldo Rebelo, o tucano espera convencer o ex presidente Fernando Henrique Cardoso a, sozinho, redirecionar todo o partido contra o Relatório de Aldo Rebelo.

O tucano pretende induzir Fernando Henrique a forçar o partido inteiro fechar questão pela não votação do relatório e recorrer ao estatuto do partido. Ou seja, em razão da discordância geral dos demais deputados do partido, um único deputado quer levar à executiva nacional a decisão de fechar questão sobre como o PSDB deve se posicionar numa possível votação do código no plenário da Câmara. É o tipo de democracia que os ambientalistas adoram.

Na executiva nacional, a aposta do tucano verde é, sobretudo, conseguir o apoio de Fernando Henrique Cardoso. O deputado tucano desesperado acredita que Fernando Henrique poderá ser a mãozinha que os verdes precisam no Congresso. Inteligente, Fernando Henrique está ciente do problema com o Código Florestal. Desde agosto, o Instituto Fernando Henrique Cardoso, já realizou dois seminários fechados sobre a atualização do Código Florestal, sem a presença de fundamentalistas nem de um lado nem de outro.

O ambientalista tucano acha que se Fernando Henrique entrar no debate do lado dele, novos cenários serão desenhados na discussão sobre a atualização do Código Florestal. Fernando Henrique entrentanto é um homem razoável e tem opiniões próprias. Ele pode entrar nesse debate do lado certo.

Comentários