Puxando Tapete: PT tenta sabotar votação do Código Florestal

O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), disse hoje que não há acordo para votar e o novo Código Florestal. Na última reunião de líderes, apenas os partidos PT, PV e Psol se posicionaram contrário à votação da nova norma ambiental. Todos os demais líderes sinalizaram no sentido de votar a matéria ainda neste ano.

“Não tem espaço para votar essa matéria. A pauta está congestionada pelas medidas provisórias, e não há acordo”, afirmou líder sectário do Psol, deputado Ivan Valente. A falta de acordo para votar a proposta irritou parlamentares que defendem os interesses dos produtores rurais no Congresso. Os deputados querem que a base aliada do governo – que é maioria no Congresso – cumpra um acordo firmado em julho, de apreciar essa matéria após as eleições de outubro. Governistas têm sinalizado, no entanto, que a votação só será priorizada se houver acordo de líderes.

Em tempo, a negativa do PV e PSol não significa nada, são partidos minoritários e de oposição, ou seja, fora da alçada do Vaccarezza, que é líder da situação. Todos os outros partidos concordam em votar o projeto, por que o líder do PT insiste em dizer que não há consenso? O projeto não vai à pauta porque o PT não quer.

Agora é a hora da pressão. Cadê o PMDB do Stephannes e do Ministro da Agricultura, Wagner Rossi? Cadê o PR do Homero Pereira e Blairo Maggi? Cadê o PCdoB de Aldo Rebelo. Todos são base governista. É hora de botar o o PT na berlinda.

Comentários

O problema talvez seja que os chamados ruralistas embarcaram no barco errado e apoiaram PSDB/Serra em vez de PT/Dilma.