Quem protege o meio ambiente, as ONGs, o #agro ou o poder público?

Comparação entre as unidades de conservação federais e as áreas preservadas declaradas no CAR (Foto: Divulgação/ Serviço Florestal Brasileiro)
As propriedades rurais privadas do Brasil guardam um total de áreas protegidas quase do tamanho de todo os sistema publico de unidades de conservação, com seus parques e reservas. Além do que produzem em produtos agrícolas as fazendas e sítios particulares preservam 97 milhões de hectares de florestas em áreas de reserva legal, áreas de preservação permanente e remanescentes de vegetação nativa que excedem a exigência legal.

As Unidades de Conservação Públicas ocupam 113 milhões de hectares. Essas áreas naturais protegidas dentro de terras privadas complementam a proteção ambiental das unidades de conservação federais para circulação de animais, para manutenção de nascentes e outros serviços ecológicos fundamentais. A imagem mostra as áreas preservadas privadas em comparação com as federais.

Essa uma das constatações do primeiro balanço do Cadastro Ambiental Brasileiro (CAR) apresentado por Raimundo Deusdará, diretor do Serviço Florestal Brasileiro, responsável pelo cadastro.

Comentários