Temer veta MP do Jamanxim, mas enquadra Sarney Filho e manda resolver o problema dos guerreiros da Flona


Será publicado no Diário Oficial da União o veto integral à Medida Provisória nº 756. Mas, depois da pressão que recebeu da sua base aliada por conta da questão do Jamanxim, o Presidente Michel Temer mandou o ministro do ½ Ambiente, Sarneyzinho Filho achar uma solução para o povo da região de Novo Progresso. Temer decidiu vetar a Medida Provisória nº 756, mas determinou que Sarney Filho envie ao Congresso, com parecer favorável do ICMBIo e solicitação de urgência constitucional, um projeto de lei transformando a zona ocupada da Floresta Nacional do Jamanxim em Área de Proteção Ambiental.

Temer também determinou que não haja, no Projeto de Lei que será enviado ao Congresso, a ampliação da unidade de conservação sobre a chamada área branca. Isso desfaz a tentativa de golpe que Sarney Filho tentou dar no povo da região ampliando a Unidade de Conservação até o rio jamanxim sobre outra zona ocupada por colonos.

O texto ainda terá que ser apreciado pelo Congresso, mas resolve o problema dos guerreiros do Jamanxim sem dar contrapartida às ONGs pela liberação da Ferrogrão.

Clique aqui e saiba quem é o maior grileiro de terras da região do Jamanxim

O anúncio da solução paliativa foi feito pelo próprio Sarney Filho, ao lado do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) que luta há anos ao lado dos guerreiros da Jamanxim para retirar parte da área produtiva ocupada por colonos amazônidas dos perímetros da unidade de conservação.

Com cara de menino contrariado, Sarney Filho usou uma séria de desculpas esfarrapadas para justificar o veto à Medida Provisória. Segundo ele, uma das razões seria a "insegurança jurídica" da modificação de áreas protegidas por Medida Provisória que poderia ser questionado na Justiça.


Sarney Filho tentou dar um golpe no povo Pará em troca da liberação da Ferrogão, mas foi enquadrado pelo Presidente que determinou uma solução que desagrave o povo afetado pela criação da Flona do Jamanxim em 2006. Após tramitar no Congresso, o projeto golpista de Sarney Filho foi modificado transformando-se em uma derrota para o ministro.

Com o veto o jogo se reinicia. O texto terá que tramitar novamente pela Câmara e pelo Senado. Será uma nova batalha, mas implica em imensa derrota à Sarney Filho e suas ONGs.

Segundo Sarney Filho, o ICMBio dará parecer técnico favorável a criação da APA do Jamanxim sobre a zona ocupada por colonos, dizendo claramente quais usos serão possíveis para que quem já esteja lá possa continuar com as suas atividades.

Veja o vídeo onde Sarneyzinho e Flexinha anunciam a decisão:

Comentários