Reforma do Código Florestal e a fábrica de factoides dos jornalões

Dessa vez não foi a Falha de São Paulo que já foi pega por este blog mentido sobre as questões amazônicas (Relembre: Folha de São Paulo manda repórter reescrever manchete mentirosa). O jornal mentiroso da vez é o Valor Econômico. O jornal trouxe hoje a seguinte manchete: Presidente acena com vetos ao Código Florestal. É mentira.

O Valor sustenta a manchete com a afirmação que teria sido feita pela Presidente Dilma Rousseff durante o Fórum Social Temático de que o novo Código Florestal, em tramitação na Câmara, “não será o texto dos sonhos dos ruralistas”. Segundo o jornal, que ouviu apenas comentários de vários ambientalistas sobre o comentário da presidente, isso significa que Dilma acenou com vetos ao texto.

Ocorre que a afirmação da Presidente Dilma não foi a que o jornal apresentou. Em resposta a um questionamento do João Pedro Stedile durante o Fórum Social, Dilma disse: "O novo texto (do Código Florestal) não será o Código dos ruralistas. Mas também não vai ser o Código dos sonhos dos ambientalistas”

Repare que o jornal recortou parte da resposta da presidente para dar a ideia de que ela "acenou com vetos" ao texto. Ao dizer que o novo texto não será o dos sonhos nem de ambientalistas, nem de ruralistas, Dilma se referiu ao texto aprovado no Senado considerado bom pelo governo. Mas os ambientalistas querem passar a ideia de que o texto do Senado não é um texto do Governo, mas um texto dos demônios ruralistas e para isso contam com o jornalismozinho provinciano dos jornalões do sul e seus articulistas teleguiados.

É assim que os ambientalistas e seus "jornalistas" militantes acham que vão derrotar e prejudicar a agricultura nacional: mentido e construindo factoides.

Comentários