Não importa quem é o mentiroso. Importa quem é o incompetente.

"A Ideli tem que tomar gardenal. Ela está querendo dar uma de Pôncio Pilatos, está lavando as mãos de um processo que ela coordenou."

Deputado Ronaldo Caiado sobre a Ministra das Trombadas Institucionais Ideli Salvatti que negou que o Governo tenha participado do acordo que viabilizou a votação da MP do Código Florestal na Comissão Mista.

"Esse processo foi produzido pelo Luiz Henrique e pelo Jorge Viana, mas foi conduzido pela Ideli. O tempo todo eles diziam que a posição era do governo, eles conversavam com a Ideli e depois apareciam com o texto pra gente. Agora, ela quer crucificar o Jorge e o Luiz Henrique. Não quer assumir."

Deputado Ronaldo Caiado completando a informação sobre a Ministra das Trombadas Institucionais.

"Não posso afirmar que a ministra Ideli tinha conhecimento das negociações. Agora, durante todo o dia em que houve esse vai e vem, eu tinha vários assessores do governo no meu gabinete acompanhando as conversas. Alguns até participaram da redação da proposta."

Senador Luiz Henrique da Silveira, relator da matéria na Comisssão Mista, também sobre a Ministra das Trombadas Institucionais, Ideli Salvatti.

"Sou amigo e irmão do senador Luiz Henrique. Agora, se ele me disser que houve isso, que tinham assessores, vou dizer: não é verdade, senador."

Senador Jorge Viana, do PT, sobre a declaração anterior do Senador Luiz Henrique da Silveira antes de falar com o Senador Luiz Henrique da Silveira. Depois de falar com Luiz Henrique, Viana voltou atrás.

"O Jorge Viana, para mim, é um canalha. Eu estava discutindo, até aqui, um acordo que foi feito na comissão e o fato de que todos querem blindar a Ideli. Aí ele vem nesse tom? É um canalha. Pior: um senador da República aceitar fazer esse papel de moleque de recados de ministro? De ministro, não, da Ideli! Não tem estatura, é um moleque da Ideli."

Deputado Caiado sobre a atitude do Senador Jorge Viana de desviar a atenção da incompetência da Ideli para o não-acordo na Comissão Mista..

Em tempo, essa discussão sobre a participação do Governo é completamente sem importância. Se o governo não participou das negociações que viabilizaram a votação na Comissão Mista foi por incompetência de Ideli.

O fato é que o Governo não queria que o texto da MP fosse alterado, mas não tinha voto para garantir o texto. A maioria queria mudança e nas democracias, felizmente, as coisas funcionam assim: quem tem maioria leva. Essa situação já seria de difícil solução nas mãos de um político hábil. Nas mãos de Ideli, que é uma articuladora política beócio, tornou-se impossível.

Ideli limitou-se a ordenar que a Comissão não alterasse o texto. Como ela não é um ditador, foi solenemente ignorada pelos deputados. Como o Governo não queria a queda da MP e diante da incompetência de Ideli em articular uma solução, parlamentares ligados ao governo o fizeram.

Se Dilma reconhecesse que sua articuladora política é um poste teria agradecido a solução encontrada pelos parlamentares na Comissão Mista, avaliado as consequências das alterações no texto com os técnicos dos ministérios envolvidos e buscaria uma solução. Mas ao interpelar Ideli publicamente através de um bilhete sobre um acordo que desconhecia a presidente provocou em sua ministra uma reação muito comum em pessoas incompetentes cobradas por seus chefes: negação tempestiva.

A reação histérica de Ideli ao bilhete de Dilma criou o impasse que derrubou a MP do Código Florestal. O Governo saiu derrotado e as consequências se abaterão sobre os produtores rurais.

Se a Presidente quer salvar a MP deve começar entregando a cabeça de Ideli ao Legislativo. A partir daí talvez seja possível construir um acordo que salve a reforma do Código Florestal.

A foto é de Wilson Dias, da Agência Brasil.

Comentários

Acho que os nossos políticos não agem com a lógica.

Desde o começo desse processo da criaçao de um novo Código Florestal, era para eles darem um chega para lá nestas ONGS. do inferno, destes ambientalistas que fizeram pacto com o chifrudo e pacto com países europeus.

Os políticos não vigiaram, daí estes fanáticos verdes fizeram pressão a ponto de quase estourar tudo.

Porcausa disso, ficou difícil fazer um Código Florestal menos exigente, mais justo para os agricultores e para a naçao em geral, pois ninguém quer pagar preços altos por alimentos.

Já não bastasse esta grande pedra de tropeço que são estes verdes fanáticos, o próprio Governo Federal também deu sinais de que defendia também um Código bastante rígido e se tivesse que fazer alguma coisa, seria para os pequenos o resto, bem...que se dane.

Diante deste quadro tenebroso, de um lado, vemos pessoas incompetentes lutando entre si, e de outro lado, milhões de brasileiros babando, sem a mínima condição de colocar pessoas mais competentes para representá-los. O resultado disso é baderna,confusão, etc.

ABAIXO, APPs E RESERVA LEGAL OBRIGATÓRIAS, POIS ISSO É TOLICE E ATRASO DE VIDA, SINÔNIMO DE POBREZA !!!!!!

MAIS AJUDA AOS ÍNDIOS, MAS MENOS TERRAS PARA ELES, AFINAL O BRASIL É DE TODOS NÓS!!!!!

MENOS PARQUE ECOLÓGICOS GIGANTESCOS E MENOS CORREDORES ECOLÓGICOS, POIS O BRASIL ESTÁ SE TORNANDO UM JARDIM DO ÉDEN!!!

MAIS DESENVOLVIMENTO NO ESTADO DO AMAZonas!!!!!

LEMBREM-SE, QUEM NÃO OCUPA, PERDE!!!!!!



Luiz Henrique disse…
Até acho compreensível o Governo não querer que o texto da MP fosse alterado. É logico, esta defendendo seu ponto de vista. Mas acho um absurdo querer por este texto goela abaixo no legislativo. Cada dia estou mais descrente que os componentes do atual governo combateram uma ditadura, o que eles realmente combateram foi um modelo econômico, eles adoram o controle absoluto.
Luiz Prado disse…
E a Ideli lá sabe o que é "governo"? Ela acha que "governo" é o que ela diz, só superado pelo que a Dilma diz para ela. Essa turma é confusa, perdida, fica zanzando pelos gabinetes do palácio, não tem idéia do que são os outros poderes, tem a verdade no umbigo e essa verdade é tão fugaz quanto os hummores. Olhem bem para a cara dela nas fotos!
Braso disse…
Quero mais que esse governo vá para o inferno, vamos para a desobediência civil que é nossa unica arma no momento.