Este blog será descontinuado

Pendurando as esporas
Caros, não há forma fácil de dizer isto. Este blog será descontinuado e, talvez, retirado do ar.

Nos últimos cinco anos tenho postado aqui algumas reflexões sobre o fundamentalismo ambiental, o Código Florestal e sobre a estratégia hegemônica de preservação das florestas da Amazônia através da desantropização e da asfixia das economias tradicionais apesar do problema social colateral. Os ecotalibãs buscam preservar a Amazônia extinguindo o amazônida.

O blog sempre foi pautado pela defesa dos produtores rurais brasileiros, pequenos, médios e grandes, e dos brasileiros que, como eu, vivem na Amazônia e pela defesa de uma ambientalismo alternativo, tácito, que possa ser parceiro do Agro.

Tudo isso existe desde antes da reforma do Código Florestal entrar na pauta nacional. Estudo e me manifesto sobre o Código Florestal desde 1996 quando veio ao mundo a primeira Medida Provisoria alterando a redação da Lei 4.771, o velho Código Florestal. Como profissional, trabalhei com intensificação de pecuária, reflorestamento e financiamento de atividades produtivas na Amazônia. Todas elas atividades imbricadas com a aplicação do Código Florestal. Fiz especialização e mestrado desenvolvendo estudos sobre a aplicação da velha lei florestal.

Criei este espaço em 2007 tentando amealhar alguma influência, primeiro na indução, depois no próprio processo, de reforma do velho Código Florestal. O espaço funcionou esporadicamente entre 2007 e 2009 quando intensifiquei as publicações em função do início da reforma da lei. Mal-e-mal consegui, com a ajuda dos meus leitores, alguma influência. Consegui jogar uma luz ao que, acredito, seja o melhor para o meu País.

Mas não foi apenas influência. Fiz também algumas grandes e boas amizades com pessoas com as quais descobri afinidades de valores, afinidades intelectuais, convergência de visão de mundo e por a vai.Algumas conheci pessoalmente, outras viraram “amigos virtuais”. Efeito inesperado e, talvez, ainda mais significativo do que o outro proporcionado pelo blog.

Penso que o espaço cumpriu seu papel. Temos hoje uma nova lei florestal, o ambientalismo canalha das ONGs enfraqueceu, o setor rural aprendeu que pode vencer a máquina de mídia das ONGs, embora o processo protofascista de desantropização da Amazônia continue como um câncer indolor. Essa batalha será travada em outro momento.

Manter as postagens quase diárias no blog tem um custo pessoal elevado para mim. Nos últimos anos tenho negligenciado minha carreira profissional, minha atualização intelectual e minha família. Nesse meio tempo tive que trocar de cidade duas vezes e tive duas filhas. Não tenho mais condição de assumir esse ônus pessoal.

Por outro lado, o www.codigoflorestal.com tornou-se um espaço importante na defesa do Agro nacional. Consegui, com a ajuda dos leitores, cavar uma trincheira importante na guerra de informação onde sempre fomos historicamente massacradas pela máquina de mídia das ONGs e sua fábrica de sofismas carismáticos. O blog teve mais de 2,5 milhões de acesso. Estou em primeiro lugar nos mecanismos de pesquisa na internet o que obrigou o ambientalismo fundamentalista a pagar ao Google para aparecer à frente do blog e a escrever um verbete canalha no Wikipedia mostrando apenas o lado deles da questão.

As ONGs não dominaram de forma absoluta a internet porque nós estávamos lá.

Há ainda mais de mil endereço de email inscritos no feed de atualizações do blog. Entre eles há links com atores importantes no debate agroambiental no Brasil, tanto do setor público, quanto do setor privado, gente ligada à imprensa, estudantes produtores rurais e etc. E outros tantos sintonizados em outros canais de divulgação nas redes sociais.

Acho que não é um decisão inteligente simplesmente abrir mão do espaço e abandonar essa trincheira e deixar os ecotalibãs das ONGs espojarem-se no campo de batalha abandonado.

Quase todas as pessoas com quem comentei a minha necessidade de interromper o blog lamentaram a perda desse espaço de defesa do Agro brasileiro e do povo da Amazônia pelas mesmas minhas razões.

A questão é que eu não poderei mais tocar o espaço, o que nos deixa uma única opção: encontrar alguém ou alguma instituição disposta a assumi-lo.

No topo do blog há um link onde se lê "Entre em Contato". Caso alguém esteja disposto a assumir o espaço deve me enviar uma mensagem para iniciarmos uma conversa. Entendo que haverá mudanças, mas preciso me certificar de que o espaço não será completamente corrompido no processo. Será necessário acertar também as questões técnicas de redirecionamento dos acessos, controle do feed e das páginas no Facebook, Twitter e Google+.

Caso não encontre alguém capaz e merecedor da tarefa, o blog será apagado tão logo eu encontre a força interior necessária para o ato extremo do bloguecídio.

Este será meu último post neste espaço. Gostaria de agradecer a atenção e a companhia de todos.

Forte abraço e boa luta.

Ciro Siqueira.

Comentários

Unknown disse…
Cumpriu bem seu papel e ajudou muito a desconstruir pensamentos demoníacos e medíocres. Defendeu bem sua turma e também os citadinos que estavam sendo usados como objetos de manobras políticas. Muito obrigado Ciro e muito sucesso no seu trabalho. abs =D
Clauden Eye disse…
Eu não acredito nisso, alguma coisa aconteceu e não me digam que não!
Desculpe colega mas não aceito. Esperamos continuar aprendendo com o seu trabalho.
Abçs
Paulo Corrêa
Sei lá, alguém fez algum tipo de ameaça?

Se sim, entendo que hoje em dia, estamos perdendo a liberdade de expressão.

Se não fizeram, simplesmente não poste mais, MAS MANTENHA O CONTEÚDO não precisando apagar.

Talvez, mais cedo ou mais tarde, vai encontrar alguém que queira assumir, senao, esporadicamente você poderia postar algo de destaque.

Desculpa-me pelo atrito que tivemos, o que é normal.

Um grande abraço, amado!!

Fica com Deus!
Jhéssica Luara disse…
Uma pena. Muito bom seu blog.
Euclides Sordi disse…
Lamentável.Perdemos um grande pensador e defensor. Será que não há a possibilidade de ser semanal? Ciro pense nisso. Mesmo assim , muito obrigado pelo que vc contribuiu. Um grande abraço .
Euclides Sordi
Lamento muito.

Não deve ser fácil manter um blog ativo e atualizado. Provavelmente exige muito tempo e dedicação integral.

Se fosse um pseudo-ambientalista certamente conseguiria verbas que lhe permitissem esta dedicação ou a contratação de colaboradores.

Infelizmente o meio rural não percebe que a manutenção de um blog como este é um investimento, não uma despesa.
e1000 disse…
Uma lastima ,Ciro. Seu Blog e' de leitura diária para mim, e e' o único site onde existe uma real discussão dos fatos e noticias relativas ao setor rural.

Também sugiro que vc mantenha o Blog de maneira menos intensa, talvez com atualizações semanais ou mensais.. ou mesmo forme um grupo de confiança para dividir as tarefas sob sua coordenação.

Acho q o Blog foi e e' muito positivo para os produtores rurais, bem como gerou projeção pessoal para vc no meio rural, e na mídia especializada ( entrevistas no canal rural etc..) o que indiretamente nos beneficia também, uma vez que seus pontos de vista sao , em sua maioria, concordantes com os nossos.

Por isso, faço o apelo:

FICA ,CIRO !..rs
ROSANA VARGAS disse…
sso demonstra a falta de articulação e visão dos produtores rurais e suas entidades representativas no Brasil. Eles ainda não acreditam no poder das palavras, da imprensa, das redes sociais, da internet. Certamente irão pagar um preço muito alto “até aprender” . Investem tanto dinheiro em ações sem resultados práticos e não enxergam o poder de mobilização de um trabalho como o do Ciro.

Sei como é difícil buscar informações e apresentar um conteúdo que toda a sociedade possa entender. Vc fez e faz um trabalho muito importante e se os lideres rurais desse país tivessem um pouco de discernimento, não deixariam vc “pendurar“ esse espaço.

É por essas e outras, que a sociedade aponta o homem do campo como destruidor, vilão da floresta. O setor rural não consegue mostrar ao homem da cidade que é ele que enche o ” prato de cada dia”, que movimenta a balança comercial, que protege o meio ambiente, pois ele depende da terra para viver.

É um “ passo atrás “ a sua saída, mas entendo suas razões.

Rosana Vargas / Jornalista
Anônimo disse…
Ciro , se o motivo não é algo mais grave como especulam alguns amigos, acho que seria bom manter o blog no ar, para que acaso alguém resolva pesquisar o assunto tenha algum material de fundamento para se informar.Eu criei aquela porqueira do meu blog, mas como não tenho seus talentos não tive muitos leitores (aliás ele é acessado mais do exterior do que do Brasil), mas mesmo assim o mantenho. Vai que alguém o acha !! Outra sugestão: não seria possível tentar algum patrocínio ou talvez colocar um "botão para doações" como existem em outros sites e blogs alternativos à grande mídia, assim poderia ganhar algum dinheiro das pessoas que apoiam a a causa. Bom, sei que não é tão simples, pois os brasileiros não tem o costume de apoiar financeiramente as causas que acham importante. Talvez pudéssemos doar pessoalmente ou pedir que os sindicatos o façam, sie lá ... De repente faça uma postagem por mês ou de acordo com o volume de dinheiro que lhe entrar na conta. ---- No mais um abraço aqui do Rio Grande !!


Braso disse…
Obrigado Ciro, quem sabe onde o calo aperta é Você, mas é uma pena dar um até breve no blog, muita coisas importantes e relevantes da nossas vidas, você nos ajudou, então até breve porque a sua mensagem de luta em favor da agricultura brasileira, jamais será simplesmente apagada.


Obrigado por tudo e DEUS lhe pague: Paulo de Tarso Pereira Gomes- Brazópolis MG.
Ciro, meu amigo!

Não veta!, digo, não para com o seu blog. Muitas pessoas, inclusive profissionais que lidam no dia a dia com o meio ambiente dependem das informações contidas nele. Faça uma publicação por mês, que seja, mas não abandone esta causa justa.

Um forte abraço,
Marcio Vieira de Oliveira - Tombos, MG.
Unknown disse…
Ciro o seu trabalho com certeza iluminou muitas mentes.
Trazendo esclarecimentos a muitos das cidades, que nunca foram ao campo e não sabem como nós as dificuldades que a cada dia aparecem mais.
Digo que perco minha alegria de abrir o Email onde sempre tinha um bélíssimo comentário, sempre muito realista com aquilo que é verdadeiramente necessário.
Tenho absoluta certeza que vou ler mais comentários seus.

Que Deus sempre te ilumine

Otávio Sartório
Cachoeiro de Itapemirim - ES
(a terra do Rei Roberto Carlos)
ei deixa pelo menos o blog no ar, tem muitas coisas que deixei para ler depois. Obrigado e parabens
Liz disse…
"A questão é que eu não poderei mais tocar o espaço, o que nos deixa uma única opção: encontrar alguém ou alguma instituição disposta a assumi-lo."

Olá Ciro. Tuas razões pessoais são suficientes pois o trabalho é enorme para uma só pessoa. Se há ameaças externas, tem que ser enfrentadas por todos nós, porque são contra nós também. Só precisamos saber na prática o que fazer...


jerson disse…
A vida é pautada de acertos e erros, melhor que seja de mais acertos do que erros, mas os humanos também erram, e você não esta excluído disto, se alguns comentários não foram do seu agrado. que desculpe-nos
pois sabemos que você sempre fez para ser o melhor, mas em alguns casos você deixou a desejar e alguns de seus seguidores não entenderam, mas como acho que seu blog é democrático, deve-se ouvir comentários que as vezes não soom bem. agora não se pode usr de estrelismo e querer encerrar o blog, usando nas entelinhas a desculpa que você expôs.
Se for de seu interesse e agrado encerrar tudo bem, você é quem sabe as razões, mas repense e analise, que você vera que tem crédito e que certou mais do que errou, que nos ajudou e nós lhe ajudamos comentando e apoiando, mas se não houver reversão na sua decisão. muito obrigado por tudo, que seja muito feliz na sua vida e nas próximas empreitadas, e saudações ruralistas.
jerson disse…
A vida é pautada de acertos e erros, melhor que seja de mais acertos do que erros, mas os humanos também erram, e você não esta excluído disto, se alguns comentários não foram do seu agrado. que desculpe-nos
pois sabemos que você sempre fez para ser o melhor, mas em alguns casos você deixou a desejar e alguns de seus seguidores não entenderam, mas como acho que seu blog é democrático, deve-se ouvir comentários que as vezes não soom bem. agora não se pode usr de estrelismo e querer encerrar o blog, usando nas entelinhas a desculpa que você expôs.
Se for de seu interesse e agrado encerrar tudo bem, você é quem sabe as razões, mas repense e analise, que você vera que tem crédito e que certou mais do que errou, que nos ajudou e nós lhe ajudamos comentando e apoiando, mas se não houver reversão na sua decisão. muito obrigado por tudo, que seja muito feliz na sua vida e nas próximas empreitadas, e saudações ruralistas.
Leonardo Campos disse…
Realmente é uma pena...

Se puder deixar o conteúdo será de boa valia para pesquisas sobre o tema.

Deixar o espaço aberto é entregar o link para as ONGs tomarem conta...

Se fosse pra opinar sobre alguem indicaria o Luiz Prado, que tambem tem um blob sobre meio ambiental, mas isto depende dele...

De todo modo, muito obrigado pelo periodo em que o blog funcionou.

Felicidades e boa sorte!!
Jonas Thome disse…
Como produtor rural lamento profundamente a perda deste espaço. Como cidadão externo preocupação e tristeza ao vê-lo partir, assim, tipo "fui", sem compreender bem suas razões e acreditando que esta atitude é um retrocesso da democracia.
Como candidato a blogueiro de um tema afim, sinto grande desalento.
Enfim, só posso lamentar este triste momento.
Se o motivo for um problema de saúde, visite minha página no FB sobre medicina alternativa (Jonas Thomé)e terei enorme prazer em ajudá-lo.
Grande abraço amigo Ciro,
Jonas Thomé, Tombos - MG
Jonas Thome disse…
Como produtor rural lamento profundamente a perda deste espaço. Como cidadão externo preocupação e tristeza ao vê-lo partir, assim, tipo "fui", sem compreender bem suas razões e acreditando que esta atitude é um retrocesso da democracia.
Como candidato a blogueiro de um tema afim, sinto grande desalento.
Enfim, só posso lamentar este triste momento.
Se o motivo for um problema de saúde, visite minha página no FB sobre medicina alternativa (Jonas Thomé)e terei enorme prazer em ajudá-lo.
Grande abraço amigo Ciro,
Jonas Thomé, Tombos - MG
Boca no trombone disse…
Por favor, esclareça os motivos de o blog ser descontinuado.
Ele é público, presta um incomensurável serviço público e nós os leitores merecemos saber os motivos.
Ana disse…
Olá,Ciro! Não acredito no que estou lendo!Estou estudando para um concurso e tenho entrado com menos frequência e, agora que entro, uma surpresa desagradadável! Assim, quem se sente descontinuada sou eu. Nos meus piores momentos, foi aqui que encontrei a calmaria e a força para a luta. Descontinuar o blog é deixar-nos um pouco sós.Desconheço suas razões, mas acredito que em se tratando de questões demoníacas, por certo há cheiro de enxofre no ar.Se fosse um blog ambiental, voltado para impôr ideologias mentirosas pra tentar tirar o que é do outro, por certo haveria alguma ONG trabalhando em seu favor.De qualquer forma, entrarei sempre, desde que não tire o blog do ar, afinal, seu blog é uma relíquia e eu já me acostumei com ele. Não sei se vale o pedido, mas vou fazer um.Fica!!! Precisamos de você!
Ana disse…
Olá,Ciro! Não acredito no que estou lendo!Estou estudando para um concurso e tenho entrado com menos frequência e, agora que entro, uma surpresa desagradadável! Assim, quem se sente descontinuada sou eu. Nos meus piores momentos, foi aqui que encontrei a calmaria e a força para a luta. Descontinuar o blog é deixar-nos um pouco sós.Desconheço suas razões, mas acredito que em se tratando de questões demoníacas, por certo há cheiro de enxofre no ar.Se fosse um blog ambiental, voltado para impôr ideologias mentirosas pra tentar tirar o que é do outro, por certo haveria alguma ONG trabalhando em seu favor.De qualquer forma, entrarei sempre, desde que não tire o blog do ar, afinal, seu blog é uma relíquia e eu já me acostumei com ele. Não sei se vale o pedido, mas vou fazer um.Fica!!! Precisamos de você!
Bruno Campos disse…
Saudações, Ciro. Meu nome é Bruno e moro em Manaus. Eu não sou agricultor, não moro no campo, e também não trabalho na área ambiental. Apesar disso, eu sempre me interessei pelas questões ambientais. Na tentativa de entender melhor o novo código florestal, que na época (final de 2011) estava sendo bastante discutido nos noticiários, eventualmente acabei encontrando o seu blog.

Nesse período, a mídia sempre mostrava que o novo código florestal era uma porcaria e que só traria prejuízos à sociedade. Mais especificamente, ele era um código feito em favor dos ruralistas malvados, que só queriam mais terras para aumentar a produção e lucrar, sem se preocupar com o meio ambiente. E foi com essa carga de “informação” que eu comecei a ler o seu blog. A princípio, eu achava que o seu blog era ambientalista. Por isso, quando eu comecei a lê-lo, eu pensei: "como essa pessoa pode se chamar de defensor do meio ambiente. Ele está sempre do lado do agro. Ele é ruralista!". Até pensei em parar de ler seus posts, mas eu continuei lendo só para confirmar se eu entendi direito o seu posicionamento. Enganei-me completamente. Hoje eu entendo o seu ponto de vista e estou de acordo com ele.

Parabéns pelo grande trabalho que fez. Embora você não tenha conseguido obter todas as vitórias que gostaria, saiba que ele não foi em vão. Particularmente, sou grato por ter lançado luz sobre um assunto tão importante e complexo de se resolver.

Desejo muito sucesso em sua vida.

Abraço!
AF disse…
Ciro, é uma pena, mas parabéns pela sua iniciativa.

Você alertou muitas pessoas sobre isso e conseguiu de certa forma dar dor de cabeça às ONGs.

Recomendo a muitas pessoas aqui, que comentam frequentemente e estão na luta a alertar as pessoas sobre os absurdos ambientais brasileiros.

Muitos conservadores brasileiros tem uma ótima noção dos absurdos das leis brasileiras a nível de direitos humanos à bandidos, drogados, aos corruptos, etc., mas poucos tem noção no âmbito ambiental.

Não vejo muitos blogs conservadores ou que denunciam o esquerdismo falando sobre isso, embora alguns estejam tomando sim, consciência sobre isso.

Recomendo a muitos aqui que comentam como osenhortodopoderoso, e1000, Preservação Sustentável, etc., a alertarem nos blogs conservadores, tipo omarxismocultural, Luciano Ayan, Mídia Sem Máscara, etc., sobre isso e ajudarem os nossos queridos produtores.

Que o blog continue no ar para que mais internautas também tomem consciência e que alguém aceite ficar com o blog para discutir os absurdos das leis ambientais brasileiras.
emanuel disse…
Ola Ciro! É uma pena.Leio seu blog todos os dias, aprendo muito com ele.
Conte sempre comigo em Imperatriz - Ma, vc tem meus contatos. Obr e seja FELIZ!!!!!!!!
Carlos A. A. disse…
Ciro, eu como agricultor só de ler o que postou Bruno Campos, me sinto de alma lavada. Foi várias as vezes que indiquei ou mandei o link do seu blog para amigos que deveriam enxergar a realidade. Mostrei para meus próprios filhos algumas matérias para mostrar uma realidade que não é a mesma QUE ENSINAM NAS ESCOLAS. Tiveram eles muita influência de um professor cand. do PT...acho que não é preciso dizer mais nada.
Pelas postagens dá para perceber que importância tem o seu blog para muitos. Pense um pouco vendo a importância do comentário feito por esse rapaz! Voce venceu a GRANDE MÌDIA mudando a cabeça de muitos, isso é muito relevante e importante. Espero que alguém possa te patrocinar de alguma maneira para que vc possa continuar esse trabalho valioso para todos nós. Muito Obrigado.
Ciro,
Dada a relevância de seu blog, penso que você poderia fazer uma proposta para ser patrocinado pela CNA, Abag ou outra entidade.


Unknown disse…
Este espaço foi fundamental para a reforma do Código Florestal. Parabéns por sua luta e que Deus o abençoe Ciro.

Abraços

Candido Duarte
Santa Fé do Sul - SP
Unknown disse…
Valeu Ciro.. boa sorte na família que aumentou e muito obrigado pela sua disposição, boa vontade e discernimento. Sentiremos saudades das suas reflexões e comentários. saudações ruralistas e forte abraço.
Unknown disse…
Valeu Ciro.. boa sorte na família que aumentou e muito obrigado pela sua disposição, boa vontade e discernimento. Sentiremos saudades das suas reflexões e comentários. saudações ruralistas e forte abraço.
Unknown disse…
Acompanho a muito tempo o Ciro e sua maneira especial de tratar os assuntos do campo.
Sentiremos muito, pois este blog, se tornou uma referencia para todos nós que acreditamos que o setor agropecuário é fundamental para o crescimento do Brasil. Alem de que, nos fortaleceu a ideia do quanto é importante o meio rural pois é base de nossa cultura e também de muito orgulho para quem sabem quanto vale cada pingo de suor que cai na terra. Faça chuva, faça sol, vamos em frente pois a vida segue na roça!

Grande Abraço
Alexandre Viana
Unknown disse…
Acompanho a muito tempo o Ciro e sua maneira especial de tratar os assuntos do campo.
Sentiremos muito, pois este blog, se tornou uma referencia para todos nós que acreditamos que o setor agropecuário é fundamental para o crescimento do Brasil. Alem de que, nos fortaleceu a ideia do quanto é importante o meio rural pois é base de nossa cultura e também de muito orgulho para quem sabem quanto vale cada pingo de suor que cai na terra. Faça chuva, faça sol, vamos em frente pois a vida segue na roça!

Grande Abraço
Alexandre Viana
João Lima disse…
Meu migo,

foram anos na nossa "faculteta" e que depois disso tudo ficou mais sinistro, como dizem alguns. Entendo perfeitamente o que dizes porque também sou amazônida e o mal também me vitimou. Também necessitei de grande esforço para manter minhas postagens e com isso negligenciei família e carreira. Segue teu caminho porque aqui já cumpriste tua missão.

Abraço, Ciro!

João Lima disse…
Meu migo,

foram anos na nossa "faculteta" e que depois disso tudo ficou mais sinistro, como dizem alguns. Entendo perfeitamente o que dizes porque também sou amazônida e o mesmo mal também me vitimou. Também necessitei de grande esforço para manter minhas postagens e com isso negligenciei família e carreira. Segue teu caminho porque aqui já cumpriste tua missão.

O papel do produtor é produzir, crie o Estado as áreas públicas de reserva florestal!

Abraço, Ciro!
Anônimo disse…
Apareça e post de vez enquanto, Ciro

Abraços.
LMFSA disse…
Lamento bastante, você estava fazendo um importante trabalho para toda a sociedade brasileira. Admiro tudo que você conseguiu com o blog e sinto muito se isso afetou a sua vida pessoal. Me sinto orfã de uma plataforma para me atualizar sobre questões ambientais do nosso país e espero, sinceramente, que você reconsidere.
LMFSA disse…
Lamento bastante, você estava fazendo um importante trabalho para toda a sociedade brasileira. Admiro tudo que você conseguiu com o blog e sinto muito se isso afetou a sua vida pessoal. Me sinto orfã de uma plataforma para me atualizar sobre questões ambientais do nosso país e espero, sinceramente, que você reconsidere.
LMFSA disse…
O seu blog se tornou uma plataforma importante para divulgação de questões ambientais no Brasil. Lamento que tenha afetado a sua vida pessoal, mas você conseguiu com muito esforço conquistar um espaço na mídia cibernética ao ponto de se tornar referência. Vale a pena desistir de tudo isso? Peço que reconsidere a sua decisão. Mesmo que diminua a frequencia de posts, não desista.