O filho do vaqueiro

Teotonio era usineiro e fazendeiro em Viçosa, Alagoas. Entendia de pasto e de vaca. Mas na fazenda dele vivia alguém que entendia mais de vaca e de pasto do que ele. Era o vaqueiro José Figueiredo, que tinha um punhado de filhos e cuidava da fazenda de Teotônio.

Um dos filhos do vaqueiro José Figueiredo, José Aldo Rebelo Figueiredo, nascido em 1956, gostava de montar nos cavalos e sair pelas roças e pastos. Mas aprendeu a ler e gostava mais ainda de ler. Foi estudar no Colégio Agrícola Floriano Peixoto, de Alagoas, tornou-se jornalista. No meio do curso de Direito, transferiu-se para São Paulo, onde em 1980 se elegeu presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes).

Quando vi o filho do vaqueiro, Aldo, relator do Código Florestal, sabia que mais uma vez ele iria enfrentar dificuldades. Mas também sabia que pouca gente, no Congresso, entende de roça e campo quanto ele.

---------------

Em tempo, esse texto é parte de uma crônica de Sebastião Nery. Foi publicado aqui no blog pela primeira vez em novembro de 2011, há um ano. Fiz questão de republicar o texto mercê da foto que o ilustra com perfeição.

Leia o texto completo no site de Sebastião Nery: O Filho do Vaqueiro. A foto foi publicada hoje na página do Ministro Aldo Rebelo no Facebook.

Comentários