Pendurando as esporas |
Nos últimos cinco anos tenho postado aqui algumas reflexões sobre o fundamentalismo ambiental, o Código Florestal e sobre a estratégia hegemônica de preservação das florestas da Amazônia através da desantropização e da asfixia das economias tradicionais apesar do problema social colateral. Os ecotalibãs buscam preservar a Amazônia extinguindo o amazônida.
O blog sempre foi pautado pela defesa dos produtores rurais brasileiros, pequenos, médios e grandes, e dos brasileiros que, como eu, vivem na Amazônia e pela defesa de uma ambientalismo alternativo, tácito, que possa ser parceiro do Agro.
Tudo isso existe desde antes da reforma do Código Florestal entrar na pauta nacional. Estudo e me manifesto sobre o Código Florestal desde 1996 quando veio ao mundo a primeira Medida Provisoria alterando a redação da Lei 4.771, o velho Código Florestal. Como profissional, trabalhei com intensificação de pecuária, reflorestamento e financiamento de atividades produtivas na Amazônia. Todas elas atividades imbricadas com a aplicação do Código Florestal. Fiz especialização e mestrado desenvolvendo estudos sobre a aplicação da velha lei florestal.
Criei este espaço em 2007 tentando amealhar alguma influência, primeiro na indução, depois no próprio processo, de reforma do velho Código Florestal. O espaço funcionou esporadicamente entre 2007 e 2009 quando intensifiquei as publicações em função do início da reforma da lei. Mal-e-mal consegui, com a ajuda dos meus leitores, alguma influência. Consegui jogar uma luz ao que, acredito, seja o melhor para o meu País.
Mas não foi apenas influência. Fiz também algumas grandes e boas amizades com pessoas com as quais descobri afinidades de valores, afinidades intelectuais, convergência de visão de mundo e por a vai.Algumas conheci pessoalmente, outras viraram “amigos virtuais”. Efeito inesperado e, talvez, ainda mais significativo do que o outro proporcionado pelo blog.
Penso que o espaço cumpriu seu papel. Temos hoje uma nova lei florestal, o ambientalismo canalha das ONGs enfraqueceu, o setor rural aprendeu que pode vencer a máquina de mídia das ONGs, embora o processo protofascista de desantropização da Amazônia continue como um câncer indolor. Essa batalha será travada em outro momento.
Manter as postagens quase diárias no blog tem um custo pessoal elevado para mim. Nos últimos anos tenho negligenciado minha carreira profissional, minha atualização intelectual e minha família. Nesse meio tempo tive que trocar de cidade duas vezes e tive duas filhas. Não tenho mais condição de assumir esse ônus pessoal.
Por outro lado, o www.codigoflorestal.com tornou-se um espaço importante na defesa do Agro nacional. Consegui, com a ajuda dos leitores, cavar uma trincheira importante na guerra de informação onde sempre fomos historicamente massacradas pela máquina de mídia das ONGs e sua fábrica de sofismas carismáticos. O blog teve mais de 2,5 milhões de acesso. Estou em primeiro lugar nos mecanismos de pesquisa na internet o que obrigou o ambientalismo fundamentalista a pagar ao Google para aparecer à frente do blog e a escrever um verbete canalha no Wikipedia mostrando apenas o lado deles da questão.
As ONGs não dominaram de forma absoluta a internet porque nós estávamos lá.
Há ainda mais de mil endereço de email inscritos no feed de atualizações do blog. Entre eles há links com atores importantes no debate agroambiental no Brasil, tanto do setor público, quanto do setor privado, gente ligada à imprensa, estudantes produtores rurais e etc. E outros tantos sintonizados em outros canais de divulgação nas redes sociais.
Acho que não é um decisão inteligente simplesmente abrir mão do espaço e abandonar essa trincheira e deixar os ecotalibãs das ONGs espojarem-se no campo de batalha abandonado.
Quase todas as pessoas com quem comentei a minha necessidade de interromper o blog lamentaram a perda desse espaço de defesa do Agro brasileiro e do povo da Amazônia pelas mesmas minhas razões.
A questão é que eu não poderei mais tocar o espaço, o que nos deixa uma única opção: encontrar alguém ou alguma instituição disposta a assumi-lo.
No topo do blog há um link onde se lê "Entre em Contato". Caso alguém esteja disposto a assumir o espaço deve me enviar uma mensagem para iniciarmos uma conversa. Entendo que haverá mudanças, mas preciso me certificar de que o espaço não será completamente corrompido no processo. Será necessário acertar também as questões técnicas de redirecionamento dos acessos, controle do feed e das páginas no Facebook, Twitter e Google+.
Caso não encontre alguém capaz e merecedor da tarefa, o blog será apagado tão logo eu encontre a força interior necessária para o ato extremo do bloguecídio.
Este será meu último post neste espaço. Gostaria de agradecer a atenção e a companhia de todos.
Forte abraço e boa luta.
Ciro Siqueira.
Comentários
Abçs
Paulo Corrêa
Se sim, entendo que hoje em dia, estamos perdendo a liberdade de expressão.
Se não fizeram, simplesmente não poste mais, MAS MANTENHA O CONTEÚDO não precisando apagar.
Talvez, mais cedo ou mais tarde, vai encontrar alguém que queira assumir, senao, esporadicamente você poderia postar algo de destaque.
Desculpa-me pelo atrito que tivemos, o que é normal.
Um grande abraço, amado!!
Fica com Deus!
Euclides Sordi
Não deve ser fácil manter um blog ativo e atualizado. Provavelmente exige muito tempo e dedicação integral.
Se fosse um pseudo-ambientalista certamente conseguiria verbas que lhe permitissem esta dedicação ou a contratação de colaboradores.
Infelizmente o meio rural não percebe que a manutenção de um blog como este é um investimento, não uma despesa.
Também sugiro que vc mantenha o Blog de maneira menos intensa, talvez com atualizações semanais ou mensais.. ou mesmo forme um grupo de confiança para dividir as tarefas sob sua coordenação.
Acho q o Blog foi e e' muito positivo para os produtores rurais, bem como gerou projeção pessoal para vc no meio rural, e na mídia especializada ( entrevistas no canal rural etc..) o que indiretamente nos beneficia também, uma vez que seus pontos de vista sao , em sua maioria, concordantes com os nossos.
Por isso, faço o apelo:
FICA ,CIRO !..rs
Sei como é difícil buscar informações e apresentar um conteúdo que toda a sociedade possa entender. Vc fez e faz um trabalho muito importante e se os lideres rurais desse país tivessem um pouco de discernimento, não deixariam vc “pendurar“ esse espaço.
É por essas e outras, que a sociedade aponta o homem do campo como destruidor, vilão da floresta. O setor rural não consegue mostrar ao homem da cidade que é ele que enche o ” prato de cada dia”, que movimenta a balança comercial, que protege o meio ambiente, pois ele depende da terra para viver.
É um “ passo atrás “ a sua saída, mas entendo suas razões.
Rosana Vargas / Jornalista
Obrigado por tudo e DEUS lhe pague: Paulo de Tarso Pereira Gomes- Brazópolis MG.
Não veta!, digo, não para com o seu blog. Muitas pessoas, inclusive profissionais que lidam no dia a dia com o meio ambiente dependem das informações contidas nele. Faça uma publicação por mês, que seja, mas não abandone esta causa justa.
Um forte abraço,
Marcio Vieira de Oliveira - Tombos, MG.
Trazendo esclarecimentos a muitos das cidades, que nunca foram ao campo e não sabem como nós as dificuldades que a cada dia aparecem mais.
Digo que perco minha alegria de abrir o Email onde sempre tinha um bélíssimo comentário, sempre muito realista com aquilo que é verdadeiramente necessário.
Tenho absoluta certeza que vou ler mais comentários seus.
Que Deus sempre te ilumine
Otávio Sartório
Cachoeiro de Itapemirim - ES
(a terra do Rei Roberto Carlos)
Olá Ciro. Tuas razões pessoais são suficientes pois o trabalho é enorme para uma só pessoa. Se há ameaças externas, tem que ser enfrentadas por todos nós, porque são contra nós também. Só precisamos saber na prática o que fazer...
pois sabemos que você sempre fez para ser o melhor, mas em alguns casos você deixou a desejar e alguns de seus seguidores não entenderam, mas como acho que seu blog é democrático, deve-se ouvir comentários que as vezes não soom bem. agora não se pode usr de estrelismo e querer encerrar o blog, usando nas entelinhas a desculpa que você expôs.
Se for de seu interesse e agrado encerrar tudo bem, você é quem sabe as razões, mas repense e analise, que você vera que tem crédito e que certou mais do que errou, que nos ajudou e nós lhe ajudamos comentando e apoiando, mas se não houver reversão na sua decisão. muito obrigado por tudo, que seja muito feliz na sua vida e nas próximas empreitadas, e saudações ruralistas.
pois sabemos que você sempre fez para ser o melhor, mas em alguns casos você deixou a desejar e alguns de seus seguidores não entenderam, mas como acho que seu blog é democrático, deve-se ouvir comentários que as vezes não soom bem. agora não se pode usr de estrelismo e querer encerrar o blog, usando nas entelinhas a desculpa que você expôs.
Se for de seu interesse e agrado encerrar tudo bem, você é quem sabe as razões, mas repense e analise, que você vera que tem crédito e que certou mais do que errou, que nos ajudou e nós lhe ajudamos comentando e apoiando, mas se não houver reversão na sua decisão. muito obrigado por tudo, que seja muito feliz na sua vida e nas próximas empreitadas, e saudações ruralistas.
Se puder deixar o conteúdo será de boa valia para pesquisas sobre o tema.
Deixar o espaço aberto é entregar o link para as ONGs tomarem conta...
Se fosse pra opinar sobre alguem indicaria o Luiz Prado, que tambem tem um blob sobre meio ambiental, mas isto depende dele...
De todo modo, muito obrigado pelo periodo em que o blog funcionou.
Felicidades e boa sorte!!
Como candidato a blogueiro de um tema afim, sinto grande desalento.
Enfim, só posso lamentar este triste momento.
Se o motivo for um problema de saúde, visite minha página no FB sobre medicina alternativa (Jonas Thomé)e terei enorme prazer em ajudá-lo.
Grande abraço amigo Ciro,
Jonas Thomé, Tombos - MG
Como candidato a blogueiro de um tema afim, sinto grande desalento.
Enfim, só posso lamentar este triste momento.
Se o motivo for um problema de saúde, visite minha página no FB sobre medicina alternativa (Jonas Thomé)e terei enorme prazer em ajudá-lo.
Grande abraço amigo Ciro,
Jonas Thomé, Tombos - MG
Ele é público, presta um incomensurável serviço público e nós os leitores merecemos saber os motivos.
Nesse período, a mídia sempre mostrava que o novo código florestal era uma porcaria e que só traria prejuízos à sociedade. Mais especificamente, ele era um código feito em favor dos ruralistas malvados, que só queriam mais terras para aumentar a produção e lucrar, sem se preocupar com o meio ambiente. E foi com essa carga de “informação” que eu comecei a ler o seu blog. A princípio, eu achava que o seu blog era ambientalista. Por isso, quando eu comecei a lê-lo, eu pensei: "como essa pessoa pode se chamar de defensor do meio ambiente. Ele está sempre do lado do agro. Ele é ruralista!". Até pensei em parar de ler seus posts, mas eu continuei lendo só para confirmar se eu entendi direito o seu posicionamento. Enganei-me completamente. Hoje eu entendo o seu ponto de vista e estou de acordo com ele.
Parabéns pelo grande trabalho que fez. Embora você não tenha conseguido obter todas as vitórias que gostaria, saiba que ele não foi em vão. Particularmente, sou grato por ter lançado luz sobre um assunto tão importante e complexo de se resolver.
Desejo muito sucesso em sua vida.
Abraço!
Você alertou muitas pessoas sobre isso e conseguiu de certa forma dar dor de cabeça às ONGs.
Recomendo a muitas pessoas aqui, que comentam frequentemente e estão na luta a alertar as pessoas sobre os absurdos ambientais brasileiros.
Muitos conservadores brasileiros tem uma ótima noção dos absurdos das leis brasileiras a nível de direitos humanos à bandidos, drogados, aos corruptos, etc., mas poucos tem noção no âmbito ambiental.
Não vejo muitos blogs conservadores ou que denunciam o esquerdismo falando sobre isso, embora alguns estejam tomando sim, consciência sobre isso.
Recomendo a muitos aqui que comentam como osenhortodopoderoso, e1000, Preservação Sustentável, etc., a alertarem nos blogs conservadores, tipo omarxismocultural, Luciano Ayan, Mídia Sem Máscara, etc., sobre isso e ajudarem os nossos queridos produtores.
Que o blog continue no ar para que mais internautas também tomem consciência e que alguém aceite ficar com o blog para discutir os absurdos das leis ambientais brasileiras.
Conte sempre comigo em Imperatriz - Ma, vc tem meus contatos. Obr e seja FELIZ!!!!!!!!
Pelas postagens dá para perceber que importância tem o seu blog para muitos. Pense um pouco vendo a importância do comentário feito por esse rapaz! Voce venceu a GRANDE MÌDIA mudando a cabeça de muitos, isso é muito relevante e importante. Espero que alguém possa te patrocinar de alguma maneira para que vc possa continuar esse trabalho valioso para todos nós. Muito Obrigado.
Dada a relevância de seu blog, penso que você poderia fazer uma proposta para ser patrocinado pela CNA, Abag ou outra entidade.
Abraços
Candido Duarte
Santa Fé do Sul - SP
Sentiremos muito, pois este blog, se tornou uma referencia para todos nós que acreditamos que o setor agropecuário é fundamental para o crescimento do Brasil. Alem de que, nos fortaleceu a ideia do quanto é importante o meio rural pois é base de nossa cultura e também de muito orgulho para quem sabem quanto vale cada pingo de suor que cai na terra. Faça chuva, faça sol, vamos em frente pois a vida segue na roça!
Grande Abraço
Alexandre Viana
Sentiremos muito, pois este blog, se tornou uma referencia para todos nós que acreditamos que o setor agropecuário é fundamental para o crescimento do Brasil. Alem de que, nos fortaleceu a ideia do quanto é importante o meio rural pois é base de nossa cultura e também de muito orgulho para quem sabem quanto vale cada pingo de suor que cai na terra. Faça chuva, faça sol, vamos em frente pois a vida segue na roça!
Grande Abraço
Alexandre Viana
foram anos na nossa "faculteta" e que depois disso tudo ficou mais sinistro, como dizem alguns. Entendo perfeitamente o que dizes porque também sou amazônida e o mal também me vitimou. Também necessitei de grande esforço para manter minhas postagens e com isso negligenciei família e carreira. Segue teu caminho porque aqui já cumpriste tua missão.
Abraço, Ciro!
foram anos na nossa "faculteta" e que depois disso tudo ficou mais sinistro, como dizem alguns. Entendo perfeitamente o que dizes porque também sou amazônida e o mesmo mal também me vitimou. Também necessitei de grande esforço para manter minhas postagens e com isso negligenciei família e carreira. Segue teu caminho porque aqui já cumpriste tua missão.
O papel do produtor é produzir, crie o Estado as áreas públicas de reserva florestal!
Abraço, Ciro!
Abraços.
Postar um comentário
Reflexões sobre meio ambiente, pecuária e o mundo rural brasileiro. Deixe seu comentário.