Fetag solicita prorrogação do prazo de adesão ao Cadastro Ambiental Rural (CAR)


Representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS) protocolam ontem, terça-feira, 5, no Ministério do ½ Ambiente, um pedido de prorrogação do prazo para preenchimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR). O prazo para o cadastramento encerrará em 31 de dezembro deste ano e muitos pequenos agricultores ainda não declararam suas informações.

Conforme o presidente da entidade, Carlos Joel da Silva, a solicitação de ampliação do período de adesão por mais um ano foi decidida em assembleia da entidade, realizada na última sexta-feira. Há agricultores que ainda não conseguiram cadastrar suas propriedades.

O dirigente observa ainda que, enquanto a inclusão dos imóveis rurais estiver ocorrendo, os agricultores podem ir fazendo as readequações das Áreas de Preservação Permanente (APPs), atividade que exige tempo. “O que desejamos é que todos os agricultores façam o CAR e regularizem a situação de suas propriedades”, ressalta Silva.


O deputado Heitor Schuch vai acompanhar os representantes da Fetag. A comitiva tentará uma audiência com o ministro do ½ Ambiente, Sarneyzinho Filho a quem pedirão a prorrogação que pode ser feita por ato do Ministro.

Conforme dados do Serviço Florestal Brasileiro, do Ministério do ½ Ambiente, no Rio Grande do Sul, até 31 de outubro deste ano, foram inscritos no CAR 18.226.988 hectares, o que corresponde a 89,67% da área estimada para cadastramento (20.326.355 hectares), tendo como base o Censo Agropecuário de 2006 do IBGE.

Foto de Cleia Viana / Câmara dos Deputados

Leia também: A perversão do Cadastro Ambiental Rural (CAR)

Em tempo, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) também solicitou ao Ministro Sarnezyinho a prorrogação do prazo de adesão ao CAR.

“Informação publicada é informação pública. Porém, alguém trabalhou e se esforçou para que essa informação chegasse até você. Seja ético. Copiou? Informe e dê link para a fonte.”

Comentários