Noruega corta esmola dada ao Brasil por desmatamento na Amazônia

Petróleo na Noruega, florestas no Brasil

A Noruega reduziu seus pagamentos anuais ao Brasil para proteger a floresta amazônica em 60%, caindo para US$ 42 milhões após o aumento da destruição da floresta em 2016. Oslo faz pagamentos anuais ao Brasil como parte de um programa de bilhões de dólares a longo prazo em troca das ações de repressão ambiental que o Ibama pratica na região.

As florestas brasileiras consomem uma gigantesca quantidade de dióxido de carbono, o principal gás com efeito de estufa produzido pelo homem, e compensam as emissões do petróleo, principal item de exportação da Noruega. “Quando o desmatamento aumenta, os pagamentos diminuem”, afirmou o ministro do Meio Ambiente, Vidar Helgesen, em um comunicado.

O país pagou 350 milhões de coroas (US$ 42,16 milhões) para o desempenho do Brasil em 2016, informou o ministério. Os pagamentos diminuíram cerca de 60% de uma média de 925 milhões de coroas no período de 2009 a 2016.


Em junho, a Noruega constrangeu publicamente o presidente brasileiro Michel Temer (PMDB) ao anunciar que estava preparado para reduzir os pagamentos.

A Noruega, que possui enorme riqueza de petróleo e gás natural produzido no Mar do Norte, foi o maior doador estrangeiro para proteger florestas tropicais do Brasil até a Indonésia. A pressão norueguesa gerou mal estar no Brasil, inclusive entre os militares.

O blog cobriu o tema na época: Veja aqui.

Com informações do portal Sputnik e imagem de José Cruz/Agência Brasil

“Informação publicada é informação pública. Porém, alguém trabalhou e se esforçou para que essa informação chegasse até você. Seja ético. Copiou? Informe e dê link para a fonte.”

Comentários