ONGs lançam sistema do controle das propriedades rurais do Brasil

Florestas aqui, fazendas lá.
Um grupo de ONGs lançou em dezembro do ano passado mais uma funcionalidade do projeto MapBiomas. Desde 2015 este blog alerta para esse projeto das ONGs (Veja aqui). Esse projeto foi uma das grandes razões da pressão que as ONGs fizeram sobre o ex ministro Sarneyzinho Filho para liberação dos dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Relembre: O que as ONGs querem ver com os dados do CAR ?

Pois três anos depois dos alertas que este blog fez, as ONGs lançaram um sistema desenvolvido em parceria com o Ibama que monitora em tempo real tudo o que ocorre nas propriedades rurais que fizeram o CAR. O MapBiomas Alerta, detalha, com o auxílio de imagens de satélite diárias de alta resolução, todas as ocorrências na propriedades rurais do Brasil.

A ferramenta usará imagens de satélite de alta resolução – de 3m x 3m – em tempo real. A informação será comparada com imagens diárias do mesmo local até seis meses antes da ocorrência com o histórico dos últimos seis anos dos mapas do MapBiomas elaborados em resolução maior. Depois é cruzada com as bases de dados do CAR resultando em um laudo detalhado.

De acordo com as ONGs, os laudos funcionarão como as fotos dos radares de trânsito e serão disponibilizados gratuitamente para os órgãos públicos de controle ambiental, além de ficarem acessíveis a todo o público, por meio de uma plataforma na internet. Os proprietários receberão as autuações ambientais e as multas pelo correio, algo que o Ibama já realizava em parte do país no âmbito da Operação Controle Remoto. O sistema cobre todo o território brasileiro.

Este blogger avisou.

Veja também: Embargo via satélite e multas pelo correio: Saiba o que o Ibama e Sarney Filho andam planejando para o seu futuro

“Informação publicada é informação pública. Porém, alguém trabalhou e se esforçou para que essa informação chegasse até você. Seja ético. Copiou? Informe e dê link para a fonte.”

Comentários