Florestas aqui, fazendas lá. |
Pois três anos depois dos alertas que este blog fez, as ONGs lançaram um sistema desenvolvido em parceria com o Ibama que monitora em tempo real tudo o que ocorre nas propriedades rurais que fizeram o CAR. O MapBiomas Alerta, detalha, com o auxílio de imagens de satélite diárias de alta resolução, todas as ocorrências na propriedades rurais do Brasil.
A ferramenta usará imagens de satélite de alta resolução – de 3m x 3m – em tempo real. A informação será comparada com imagens diárias do mesmo local até seis meses antes da ocorrência com o histórico dos últimos seis anos dos mapas do MapBiomas elaborados em resolução maior. Depois é cruzada com as bases de dados do CAR resultando em um laudo detalhado.
De acordo com as ONGs, os laudos funcionarão como as fotos dos radares de trânsito e serão disponibilizados gratuitamente para os órgãos públicos de controle ambiental, além de ficarem acessíveis a todo o público, por meio de uma plataforma na internet. Os proprietários receberão as autuações ambientais e as multas pelo correio, algo que o Ibama já realizava em parte do país no âmbito da Operação Controle Remoto. O sistema cobre todo o território brasileiro.
Este blogger avisou.
Veja também: Embargo via satélite e multas pelo correio: Saiba o que o Ibama e Sarney Filho andam planejando para o seu futuro
“Informação publicada é informação pública. Porém, alguém trabalhou e se esforçou para que essa informação chegasse até você. Seja ético. Copiou? Informe e dê link para a fonte.”
Comentários
Postar um comentário
Reflexões sobre meio ambiente, pecuária e o mundo rural brasileiro. Deixe seu comentário.