Texanos queimam cactus para alimentar gado

A seca nos Estados Unidos é braba. Segundo esta reportagem de um jornal do meio-oeste do país, na falta de pasto e de feno muitos pecuaristas do sul do estado do Texas estão adotando uma prática bastante antiga, denominada "chamuscar", para alimentar o gado. 

O método consiste em queimar os espinhos do cactus com uma tocha de propano. O gado então se alimenta com a humidade e as fibras contidas no vegetal. Essas fogueiras são feitas praticamente todos os dias, e os produtores precisam de uma quantidade muito grande de cactus para conseguirem manter o seu gado vivo.

Os pecuaristas ainda precisam complementar a alimentação animal com fontes de proteína e com água.

*

É de se supor que os ambientalistas estejam fazendo uma grande movimentação para multar esse pessoal que faz fogo para não deixar o gado morrer, não é mesmo?

Comentários

Luiz Prado disse…
Com a diferença de que a NASA avisou ao governo norte-americano um ano antes sobre a drástica redução nos estoques de água subterrânea e sub-superficiais (nos primeiros 50 cm do solo), informando que havia indícios daquilo que eles chamam uma "super-seca" (mega-drought), como outras que já aconteceram no passado (se bem me lembro, a última foi a que provocou gigantescas tempestades de poeira em todo o meio oeste norte-americano em meio à grande depressão - há um belo documentário sobre esse período).