Legislação Draconiana

Não sou especialista, mas acho que os 50% previstos anteriormente já são uma parcela relativamente alta. Se você implementar essa reserva está garantindo parcela razoável da floresta em vegetação primitiva, desde que haja mecanismo para se fazer isso. Hoje não há estrutura de fiscalização e monitoramento para que se cumpra a legislação ambiental.

Essa é uma legislação (a Reserva Legal) draconiana em termos de atividade agrícola. 80% são para inglês ver porque esse coeficiente é excessivamente alto e por isso não é cumprido.


São palavras do pesquisador Eustáquio Reis do IPEA. Reis é co-autor de um livro sobre Amazônia que descreve resultados de modelos matemáticos elaborados por Clive Granger, prêmio Nobel de economia em 2003. Grande parte dos pontos defendidos por Reis vem dos estudos que deram origem ao livro. Há mais informações na seção livros que recomendo deste blog.

Veja entrevista completa

Você sabia que um laureado com o Prêmio Nobel escreveu um livro sobre desmatamento da Amazônia? Há no livro uma análise custo benefício da Reserva Legal. Os números mostram que os benefícios da Reserva Legal são menores do que os custos. Por que você acha que ninguém fala desse livro?

Na página 39 da minha dissertação há uma tabela resumindo os resultados do livro. É possível fazer o download do trabalho nesse blog. Se não for possível mandem um e-mail que eu envio.

Abs.

Comentários