Quem pagará pela Reserva Legal ?

Preservação ambiental terá apoio do BNDES

O BNDES vai aprovar hoje, em reunião de diretoria, a criação de uma linha de crédito exclusiva e sem limites para reserva legal. O Código Florestal Brasileiro determina que toda propriedade rural tenha um percentual de sua área destinado à conservação do ecossistema (reserva legal). A medida deverá criar condições para que mais de 60% dos proprietários rurais regularizem a situação de suas terras, principalmente no bioma amazônico, onde a exigência da reserva legal é de 80% da propriedade na área de florestas e de 35% na região de cerrado. No resto do país, e exigência é de 20%.

Os recursos do BNDES serão destinados principalmente a financiar a aquisição do direito de uso da reserva legal em áreas de terceiros, operação chamada de "compensação". Ou seja, o proprietário rural que tiver ocupado 100% de sua fazenda com soja ou gado, por exemplo, poderá se enquadrar ao Código Florestal comprando, com recursos emprestados pelo BNDES, uma área de reserva legal de um vizinho, com o compromisso de manter intacta sua cobertura vegetal.

Fonte: Jornal Sport News
---------------------------------------------
Resta saber de onde virá a receita para o pagamento do financiamento. Qual será o impacto desse financiamento da estrutura de custos das “empresas” individualmente tomadas? Qual será o resultado agregado desses impactos individuais? Quais serão os efeitos sociais desses impactos?

São boas perguntas para se tentar responder. As respostas a elas poderem iluminar o debate sobre o Código Florestal e o efeito social da Reserva Legal

Comentários

Unknown disse…
porque somente uma classe social vai pagar a comta da reserva legal?
ja ouvi falar em credito de carbono para imdustrias, e para os propietarios das matas, para quem vai ceder 20% do capital propiedade. pelo que vejo so os agricultores vão pagagar a comta, e se nao fosse suficiente o governo importa alimento em plena colheita brasileira derubando os presos a niveis de prejuisso.