Ibama e Força Nacional combinam ações em Novo Progresso


De acordo com o Ministério da Justiça do Brasil, Já se encontram em Novo Progresso, Pará, os 100 agentes da Força Nacional de Segurança Pública que irão apoiar as ações do Ibama na região. Ao longo da última sexta-feira (28), o comando da equipe se reuniu com a coordenação local do órgão ambiental para planejar as ações conjuntas.

Os locais, datas e horários de intervenções da operação contra a economia local estão sendo definidas pelos dois órgãos em conjunto. As ações também terão apoio da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e dos órgãos locais de segurança pública do Pará.


O apoio da Força ao Ibama em Novo Progresso deve durar até o dia 31 de dezembro, podendo ser prorrogado, se necessário. A medida foi autorizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, atendendo a pedido do Ministério do ½ Ambiente.

Veja também: Amazônia vive do crime ambiental, diz agente do Ibama

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União de quarta-feira (26). No dia anterior, as equipes partiram em comboio de Brasília.

No último mês de julho a população da região fez uma série de protestas contra medidas do Ministério do ½ Ambiente relacionadas à Floresta Nacional do Jamanxim. Os manifestantes bloquearam a rodovia por mais de duas semanas e um caminhão de oito viaturas do Ibama foram incendiadas.

Veja também: Povo da Amazônia ameaça a região, conclui estudo

As ações do Ibama e da força policial do estado brasileiro são uma retaliação à população local pelos protestos. O Diretor de Fiscalização do Ibama, que tem tratado a questão da BR-163 com ironias, chegou a chamar a operação na região de "guerra".

Com informações do Ministério da Justiça e foto de Mario Vilela/Funai

“Informação publicada é informação pública. Porém, alguém trabalhou e se esforçou para que essa informação chegasse até você. Seja ético. Copiou? Informe e dê link para a fonte.”

Comentários