Povo da Amazônia ameaça a região, conclui estudo


Um "estudo" publicado na última segunda feira na “Proceedings of the National Academy of Sciences” (PNAS) mostra a crescente demanda por comida dos habitantes das cidades no meio da Amazônia tem um grande impacto na fauna da região. Os pesquisadores liderados por Daniel Tregidgo, da Universidade de Lancaster, no Reino Unido, são necessárias mais pesquisas para avaliar qual será de fato a influência no meio ambiente das mais de 18 milhões de pessoas que já vivem em zonas urbanas dentro da floresta.

Neste estudo inicial, os pesquisadores percorreram aldeias e vilas ao longo do Rio Purus, um dos principais afluentes do Amazonas. Usando como referência o tambaqui, peixe muito apreciado pela população local, eles observaram uma redução no tamanho dos animais capturados e na sua disponibilidade a uma distância que chegou a mil quilômetros de Manaus, que tem mais de 2 milhões de habitantes.

"As metrópoles na floresta lançam uma sombra de mil quilômetros sobre ela" diz Tregidgo. "Nossa pesquisa mostra o impacto da demanda urbana sobre espécies altamente valorizadas de peixes fluviais que é sentido muito mais longe das cidades do que imaginávamos. E isto é significativo porque os trópicos abrigam dois terços da biodiversidade da Terra e estão experimentando um rápido crescimento da população humana, com a urbanização e as mudanças econômicas resultando em uma maior demanda por alimentos", completa.


Segundo os pesquisadores, estes declínios estão diretamente relacionados à atuação de barcos baseados na cidade que percorrem as comunidades ribeirinhas em busca dos peixes. Com isso, os pescadores nas zonas rurais têm um mercado garantido e acesso a gelo para preservação, o que estimula a sobrepesca, afirmam.

"Muito desta demanda por alimentos está sendo atendida pela expansão da pecuária, mas a caça e pesca também são muito importantes para a alimentação de centenas de milhões de consumidores nos trópicos, desde os mais pobres e vulneráveis residentes destas zonas urbanas aos mais ricos. Esta pesquisa revelou o quão longe a sombra da devastação da fauna lançada por uma metrópole alcança na floresta selvagem".

Com informações do jornal O Globo

Se você clicar o link a seguir e quiser pagar U$ 10,00 para ler esse lixo acadêmico, fique a vontade: http://www.pnas.org/content/early/2017/07/18/1614499114.abstract?sid=68e55c86-bdf3-4578-940b-357dc8ba2998

Imagem: Força Nacional de Segurança Pública sob Creative Commons

Leia também: O Crime Perfeito.

“Informação publicada é informação pública. Porém, alguém trabalhou e se esforçou para que essa informação chegasse até você. Seja ético. Copiou? Informe e dê link para a fonte.”

Comentários