#Talibama Chefe dos fiscais do Ibama ameaça: "Vou intensificar as operações lá. Vamos dobrar o efetivo. Eles deram um tiro n’água"

O diretor de proteção ambiental do Ibama, Luciano Evaristo, explica ações de combate ao desmatamento na região de Cachoeira da Serra (José Cruz/Agência Brasil)

De acordo com informações do jornal O Estado de São Paulo, o chefe da fiscalização do Ibama, Luciano Evaristo, ameaçou dobrar o efetivo de fiscais na região e apertar ainda mais o cerco contra a população local. Por meio de nota, o Ibama informou já ter suspendido as atividades de todas as serrarias da região, incluindo as que trabalham legalmente. Centenas de trabalhadores podem ser demitidos. "Agora sim eu vou intensificar as operações lá. Vamos dobrar o efetivo na região. Eles deram um tiro n’água”, disse Evaristo ao Estadão.

"As polícias estão sendo acionadas para montar uma base em Novo Progresso e vamos bloquear as serrarias da região. Ninguém ali vai vender nem madeira nem serra", complementou o Evaristo ao Estadão. Ao canal de notícias G1, Evaristo foi ainda mais incisivo: "Vão ter mais repressão do que já tinham, pois vai chegar a Polícia Federal e a PRF na área”, disse.


A atitude de Evaristo, para não variar, é irresponsável. A região está conflagrada desde que a população local decidiu fechar a rodovia BR 163 em protesto contra veto à Medida Provisória nº 756 e as ações do Ibama na região.

Depois do episódio com os carros do Ibama, o movimento se robusteceu. Outros municípios da região aderiram as ações de bloqueio da rodovia.

Enviar fiscais e apertar as operações de asfixia da economia da região, como pretende Evaristo, pode resultar numa tragédia.

Como venho dizendo há anos aqui neste blog, o Ibama trava uma guerra santa contra o povo da Amazônia em nome da proteção da floresta. Esse episódio é apenas mais um entre tantos nos últimos anos.

Clique aqui e entenda porque os carros do Ibama foram queimados

Clique aqui e entenda porque o povo da região quer mudar a Floresta Nacional do Jamanxim

Atear fogo nos carros do Ibama foi um ato criminoso. A atuação do Ibama asfixiando a economia da Amazônia também é um ato criminoso. A opinião desde blog é que todos os criminosos devem ser identificados e punidos. Justificativa não abona crime.

“Informação publicada é informação pública. Porém, alguém trabalhou e se esforçou para que essa informação chegasse até você. Seja ético. Copiou? Informe e dê link para a fonte.”

Comentários

Fracis Desuá disse…
Esse blogueiro é um criminoso. A economia que sobrevive de crimes não deve subsistir. A argumentação delê se compara a de um mafioso ou imbecil!