Governo brasileiro não tem como combater o desmatamento na Amazônia


Ainda que quisesse, o que não é certo, o Governo brasileiro não tem como combater o desmatamento na Amazônia. Por mais que o debate político atual faça parecer que aumento do desmatamento na Amazônia é invenção do governo Bolsonaro isso não é um fato. O fato é que o desmatamento na Amazônia cresce desde de 2012 e a causa é a crise fiscal.

Desde 2012 o Governo Federal vem fazendo cortes expressivos nos orçamentos dos ministérios e a maior parte do orçamento do Ministério do Meio Ambiente ia justamente para as operações de fiscalização do Ibama na Amazônia. Ato contínuo aos cortes nas verbas de fiscalização, o desmatamento começou a subir.

Ao assumir o Ministério, em 2016, Sarneyzinho conseguiu alterações nas regras do Fundo Amazônia para que recursos do fundo pudessem ser utilizados nas fiscalizações do Ibama. Eu mostrei isso aqui no blog nos posts A perversão do Fundo Amazônia e a ilusão dos Pagamentos por Serviços Ambientais e Brasil desvia verba de pagamento por serviços ambientais para ações de Comando & Controle.

No ano passado, os grandes "doadores" do Funado Amazônia, Noruega e Alemanha, suspenderam as doações ao fundo. Noruegueses e alemães exigem que o desmatamento volte a cair para retomar as "doações".

Ocorre que o desmatamento só voltará a cair se o governo retomar as mega operações do Ibama na região amazônia, o que depende de recursos que o país não dispões.

No meio de uma pandemia que vem consumindo recursos do governo federal e aprofundando uma gigantesca crise fiscal, o Brasil está sendo pressionado a desviar recursos de áreas como educação, saúde e segurança para aplicar em combate ao desmatamento na Amazônia.

Simplesmente não vai acontecer.

A única maneira do Brasil reduzir o desmatamento é conseguir cortes significativos na dívida pública permitam um alívio fiscal suficiente ao financiamento das ações do Ibama na Amazônia.

Escrevo isso com o coração pesado, porque isso equivale a vender a região amazônica e as vidas dos amazônidas por migalhas.

Simplesmente não vai acontecer.

O desmatamento na Amazônia continuará subindo até que o governo possa encaixar o custo das operações da Ibama no orçamento da União junto com o resto das demandas sociais.

As ONGs sabem disso, mas não contam para ninguém. Sabem por que?

Porque ONGs gosta de desmatamento e queimada. Quanto mais desmatamento e mais fogo, mais apoio e recursos as ONGs recebem.

O ambientalismo se permitiu transformar em um problema para o Brasil. Nós teremos que achar soluções para nossos problemas ambientais apesar das ONGs.

Em tempo, a impressa brasileira tem se comportado como um mero um braço de comunicações das ONGs, assim como o Ministério Público Federal tem se comportado como um departamento jurídico de luxo, pago como recursos públicos, das mesmas ONGs.

O Brasil tem um grupo lobista fortíssimo, com um braço de comunicação poderoso e tentáculos em órgãos fundamentais ao funcionamento da repúblico como o MPF e o judiciário e que se alimenta de problemas ambientais.

É um monstro. E esse monstro pressiona o governo brasileiro a encaixar o custo das operações do Ibama contra o desmatamento entre as demandas sociais reais do povo brasileiro.

“Informação publicada é informação pública. Porém, alguém trabalhou e se esforçou para que essa informação chegasse até você. Seja ético. Copiou? Informe e dê link para a fonte.”

Comentários