Recomendações aos manifestantes

Caros, na próxima terça feira haverá em Brasília uma grande manifestação de produtores rurais. O grande objetivo da manifestação é fazer pressão pela votação do Relatório de Aldo Rebelo com alterações no Código Florestal.

Todos sabemos que a imprensa e os brasileiros urbanos tendem a tratar os produtores rurais de forma preconceituosa construindo o raciocínio a partir de rótulos, alguns velhos e mofados, como o "latifúndio-agrário-exportador escravocrata" caiopradeano, outros mais modernos, como "ruralistas". Não há nada que possamos fazer a esse respeito. Esse será o tratamento que a imprensa e a urbe dará à manifestação da próxima semana.

Qualquer evento que ocorra durante a manifestação que se assemelhe a esses rótulos serão ressaltados pela mídia. Na próxima semana nenhum manifestante deve dar motivos para essa rotulação.

Provocações

Não se enganem. Os ambientalistas conhecem esse viés da mídia e sabem muito bem como explorá-lo. Na próxima terça poderá haver também manifestações dos ambientalistas com o único e exclusivo objetivo de criar tumulto. Eles sabem que se houver algum tipo de truculência, mesmo um bate boca entre um produtor e um ambientalistas, isso será ressaltado pelos jornais. Os jornalistas não se importarão se a causa do tumulto for os verdes, eles apenas noticiarão "ruraslitas" batendo boca com "gente do bem". Jornalistas medíocres não têm defesas contra esse tipo de factóide.

Portanto, amanhã não reajam. Se um ambientalista xingar você de qualquer coisa, desmatador, destruidor de meio ambiente, qualquer coisa, NÃO REAJA, NÃO BATA BOCA. Se xingarem sua mãe, baterem na sua cara, cuspirem em você, NÃO REAJA. Eles sabem que produtor rural tem sangue no olho e vão tentar desconstruir nossa manifestação através desse tipo de provocação.

Se acontecerem essas provocações e ninguém reagir a estratégia deles sairá pela culátra. Ficará feio para eles. Se alguém reagir é só o que vai aparecer nos jornais. A palavra de ordem da manifestação é PAZ, tranquilidade, vamos a Brasília dar o nosso recado sem brigas, sem violência, sem excessos e torcer por alguma imparcialidade de imprensa.

Nacionalismo

Abusem do nacionalismo. O brasileiro urbano tem esse sentimento em comum com os produtores rurais e os verdes podem ser facilmente acusados de não serem nacionalistas. Cubram-se com a bandeira nacional, ponha a mão no peito e cantem o hino nacional em alto e bom som, deixem a lágrima correr. Pintem a cara de verde e amarelo. Abusem desse sentimento. Levem faixas em verde e amarelo com dizeres como "A Amazônia é nossa" ou o "O Brasil é dos brasileiros". Não mencionem as ONGs deixem que o telespectador faça sozinho a associação.

Desejo a todos muito boa sorte. Tenham em mente que não serão apenas vocês que estarão em Brasília. Todos os produtores do país, mesmo aqueles que não irão a Brasília, estarão lá. Muito depende do sucesso dessa manifestação.

Comentários