Novos números do CAR: 115 milhões de hectares ainda podem ficar de fora

O Serviço Florestal Florestal, que abriga as ações do Ministério do Meio Ambiente voltadas para o Cadastro Ambiental Rural (CAR), divulgou os novos números do cadastro. De acordo com o boletim, até dezembro de 2015 foram cadastrados 2,25 milhões de imóveis rurais cobrindo uma área de 258.055.871 hectares. A velocidade do cadastramento manteve-se praticamente inalterada, sendo cadastrados cerca de 224 mil ha/dia, frente aos 222 mil ha/dia verificados no mês anterior. Nesse ritmo, cerca de 115 milhões de hectares devem ficar fora do cadastro após o encerramento do prazo no próximo dia 5 de maio de 2016.

As regiões mais atrasadas continuam sendo o pobre nordeste o o rico sul. Centro-oeste e Sudeste têm cerca de 63% de cobertura no cadastro, enquanto o perseguido norte já cadastrou mais 80% de sua zona cadastrável. Houve uma visível elevação na velocidade de cadastramento de imóveis na regão sudeste passando de 1,5% de aumento por mês para 3%.

No Distrito Federal, Rio de Janeiro, Acre, Amazonas, Roraima e Maranhão, o porcentual de área cadastrada supera os 100%, ou seja, a área registrada no CAR, em hectares, é maior do que a inicialmente prevista pelo Serviço Florestal. Ou seja, ninguém sabe de nada e é provável que área cadastrável seja maior do que a estimativa inicial.

O CARômetro do nosso blog, cuja estimativa (para não dizer chute) anda parelha com a realidade do Ministério do Meio Ambiente, já foi atualizado. Veja:



Clique AQUI e veja a íntegra do boletim de dezembro do CAR

Comentários