Estelionatários invadem servidor do Ministério do Trabalho


Não é verdade. Não foi o Ministério do Trabalho que teve o servidor invadido. Aliás, o Ministério do Trabalho foi extinto no início do atual governo. Foi o Ministério da Agricultura que teve os dados da Base de Dados Única da Plataforma de Gestão Agropecuária, vamos dizer assim, chupinhados. E não foram estelionatários que chupinharam dos dados, foi uma Universidade dos Estados Unidos com apoio de uma ONG ambientalista também dos Estados Unidos.

Nesse ponto é preciso fazer uma observação interessante. Os Estados Unidos são o segundo maior exportador de carne bovino do mundo. O maior exportador de carne bovina do mundo é o Brasil. Um problema na pecuária brasileira renderia milhões aos pecuaristas americanos. Mas isso, talvez, seja apenas colateral.

O fato é que os dados da pecuária brasileira foram acessados por organizações americanas. A ONG dos EUA que chupinhou os dados da pecuária brasileira, a National Wildlife Federation (NWF), alega que a operação foi legal. Digo alega, por até agora não apresentou nenhuma evidência dessa legalidade. Eu conversei com várias pessoas sobre esse assunto e todas alegaram o contrário.

É claro que foi por pura coincidência que os mesmos dados, logo depois de terem sido, digamos acessados, pela ONG foram parar em outra organização não governamental da Suécia e nas mãos de um jornalista do The Guardian. Certamente foram eventos paralelos, certo?

Mas foi uma ONG ambientalista que acessou os dados. Como vocês sabem, as ONGs são coisas do bem. Eles jamais usariam os dados para o mal, certo?

Mas, e se tivesse sido uma quadrilha de estelionatários que tivesse comprado um mecanismo de internet para explorar uma fragilidade da Plataforma de Gestão Agropecuária dentro de um servidor do Ministério da Agricultura e chupinhar os dados da pecuária brasileira?

Se fossem estelionatários seria ruim, certo? Mas foi uma ONG, então não foi ruim, certo?

Certo ou errado?

Acompanhe esta página. Nos próximos dias você entenderá melhor esse assunto e poderá julgar se foi legal ou ilegal, certo ou erado, bom ou ruim.

Clique aqui e veja tudo o que já publicamos sobre esse assunto.

Imagem de Frank Nürnberger por Pixabay

“Informação publicada é informação pública. Porém, alguém trabalhou e se esforçou para que essa informação chegasse até você. Seja ético. Copiou? Informe e dê link para a fonte.” asdfgçlkjh

Comentários