Ibama faz vistas grossas para desmatamento na Amazônia

De costas para o desmatamento
O Ibama divulgou nesta quinta-feira (9) dados do desmatamento no Pará com base no monitoramento diário feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). De acordo com o Ibama, o Pará desmatou 5.700 ha de florestas nos quatro primeiros dias de agosto.

De acordo com a Associação dos Servidores do Ibama no Pará (Asibama), o índice se deve a falta de fiscalização, já que os funcionários do órgão estão em estado de greve desde 21 de junho.

A divulgação dos dados revela a falta de controle que o Ministério do 1/2 Ambiente tem sobre os servidores do Ibama. Os dados de desmatamento são produzidos pelo Inpe e divulgados pelo Ministério. Não compete ao Ibama a divulgação dos dados.

Os funcionários do Ibama deixaram de realizar quatro operações no mês de julho. Sem funcionários em campo, todas as áreas desmatadas indicadas pelo Deter deixaram de ser embargadas, e os responsáveis não foram autuados nem multados. Estima-se que a greve do Ibama tenha liberado o desmatamento de aproximadamente 4.720 ha.

"Não se pode abrir mão dos fiscais em campo, apreendendo tratores, motosserras, multando e embargando as propriedades", afirmou a presidente da Asibama no Pará, Cecília Cordeiro ao Portal G1.

Para o pesquisador sênior do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Adalberto Veríssimo, se a paralisação do Ibama for duradoura, ela pode contribuir para o aumento do desmatamento no estado. "Os impactos poderão ser grandes e irrevesíveis", disse Veríssimo.

Os servidores do Ibama estão em greve desde 21 de junho. Para retornar ao trabalho, eles reivindicam, entre outras coias, a valorização da carreira de Especialista em Meio Ambiente.

Os funcionários do Ibama estão usando a destruição da Amazônia como moeda para chantagear a sociedade por mais dinheiro. No fundo e na prática é só pra isso que serve aquela floresta. É o que fazem os ecólatras não governamentais e é o que os ecólatras governamentais do Ibama estão fazendo.

A foto é de Elza Fiúza.

Comentários

ATENÇÃO GOVERNO FEDERAL E POLÍTICOS EM GERAL!!!

Há necessidade da diminuição da fiscalização na Amazônia para haver maior presença de brasileiros nesta vasta região para garantir a nossa soberania sobre ela.