O totalitarismo nazista e o Código Florestal

“Não há sociedade livre e próspera que tenha se desenvolvido sem garantir o Direito de Propriedade. Colocar em questionamento o direito de propriedade é um discurso ideológico brasileiro que não encontra correspondente em lugar nenhum do mundo. O Brasil tem vivido nos últimos dez anos uma onda de relativização da propriedade privada. Tem a função social, a função racial, com as terras dos quilombolas, a questão indígena. Temos uma legislação ambiental e uma coisa absurda, do ponto de vista político, que é o fato de a reserva legal ter efeito retroativo. Aqui no Brasil estamos discutindo a retroatividade das leis. E quem fez isso foi o Estado nazista.”

Denis Rosenfield, filósofo e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) hoje, 10 de novembro, em seminário em Brasília.

-------------------------------------------
Em tempo, o ambientalismo político, na qualidade de salvador do planeta e da humanidade, se coloca sob uma redoma de absolutismo moral que torna "legitima" aos olhos da sociedade medidas que trincam os alicerces de grandes conquistas da humanidade, como a democracia e os direitos e liberdades individuais.

A foto é de Wanderson Araújo

Comentários

Luiz Henrique disse…
Em nosso país, o regime não é capitalista, socialista ou nazista, se bem que esta bem perto deste ultimo, haja visto as cotas raciais. Na realidade o nosso regime é o anárquico, um congresso que faz leis que não tem como serem cumpridas, um órgão fiscalizador como o CONAMA, que tem o "poder" de legislar , fazendo leis ambientais, um poder executivo que não respeita decisões judiciais de ultima instancia e nada acontece, haja visto o calote dos precatórios, medidas provisórias que não são urgentes e nem relevantes, etc, etc, etc.........
Luiz Prado disse…
ESSE TOTALITARISMO VEM CRESCENDO E NÃO SE RESTRINGE À ÁREA AMBIENTAL, AINDA QUE NA ÁREA AMBIENTAL ESTEJAM OS MAIORES PROBLEMAS DE VIOLAÇÃO DE DIREITO DA PROPRIEDADE SEM A DEVIDA INDENIZAÇÃO. MAS HÁ UM OUTRO TIPO DE PROPRIEDADE QUE SE TORNA ESTATAL DE USO PRIVADO - OS PARQUES NACIONAIS CAFETINADOS PELOS BIÓLOGOS SEM EMPREGO DO ICMBIO -, QUE OS TRATAM COMO AS DACHAS DO REGIME SOVIÉTICO E NÃO QUEREM O ACESSO PÚBLICO, NÃO QUEREM ESTRADAS CÊNICAS, NÃO QUEREM HOSPEDAGEM DENTRO DOS PARQUES (EXCETO AS DELES), NÃO QUEREM CAMPINGS, NÃO QUEREM TRILHAS CLARAMENTE DEMARCADAS OU QUE PESSOAS FAÇAM TRILHAS DESACOMPANHADAS DE SEUS GUARDA-PARQUES QUE NÃO EXISTEM (QUEM É QUE VAI QUERER FAZER UMA TRILHA ACOMPANHADO DE UM PENTELHO DESSES, DESCONHECIDO?) E POR AÍ AFORA.