Jornal Nacional e o preconceito da urbe em relação ao campo

Segue abaixo a reportagem do Jornal Nacional de hoje sobre o município de São Desidério no interior da Bahia. O município bateu recodes de renda em razão do preço do algodão que bateu recordes esse ano.


Repare na forma preconceituosa com que a mídia urbana trata o campo. Antes da agricultura São Desidério era um buraco perdido num ricão do Brasil onde jamais um repórter da Globo se dignou a pôr os pés. A jornal enfatiza a falta de saneamento básico do lugar e diz que "apesar" da pujança agrícola o município não tem saneamento. São Paulo por acaso tem saneamento em todas as residências? Volta Redonda, no rico mundo industrial do sul-maravilha, tem saneamento em todos as residências?

Não fosse a agricultura São Desidério continuariam sendo um buraco sem saneamento e sem nada e nenhum repórter do grande jornal nacional denunciaria a miséria do lugar.

Comentários

emanuel disse…
> Saneamento é problema do Estado e Prefeitura e não de agricultores sendo que isso o JN não FRISOU. Não foose a agricultura esse municipio nem seria lembrado!
Flávia e Wagner disse…
Cuidado, São Desidério! Vocês agora ganharam visibilidade e estarão na mira dos ambientalistas da miséria verde, seja com demarcação de terra indígena (TI), unidade de conservação (UC), mosaico de áreas protegidas (MAP) ou formação de corredores ecológicos.

Wagner Salles
KÁTIA ABREU NOS USA:

Mas a senadora Kátia Abreu não eximiu o Brasil de responsabilidade nas disputas. “É preciso mão dupla na melhoria das relações comerciais. Podemos atuar, por exemplo, na abertura do nosso mercado para carne suína e para defensivos agrícolas norte-americanos.” No geral, sua avaliação sobre a propensão dos EUA para cortar subsídios foi positiva. “Quando se visitava os EUA, um ano e meio atrás, esse era um assunto quase proibido. Agora, governo, partidos e Congresso estão a favor do fim dos subsídios. Temos motivos para acreditar: os preços dos alimentos estão bons e temos a crise econômica, que favorece cortes de despesas”, afirmou.
http://si.knowtec.com/scripts-si/MostraNoticia?&idnoticia=38975&idcontato=8893765&origem=fiqueatento&nomeCliente=CNA&data=2011-11-05

LAMENTÁVEL A ATITUDE DE KÁTIA ABREU, EMBORA ELA TENHA O SEU VALOR...

ELA VEM P/OS ESTADOS UNIDOS
PARA SUGERIR CORTES DE SUBSÍDIOS C/O INTUITO DE DE MELHORAR COMPETIVIDADE BRASILEIRA, PELO MENOS ESPERO QUE ESTA SEJA SUA INTENÇÃO, MAS OCORRE QUE O MUNDO ESTÁ SOB AMEAÇA DE FOME.

ENTÃO A INVÉS DELA DAR PALPITES EM TERRAS ALHEIAS, O IDEAL SERIA ELA LUTAR POR UM SUBSÍDIO BRASILEIRO PARA OS POBRES AGRICULTORES, ASSIM ELES TERIAM CONDIÇÕES MAIS DIGNAS, PORQUE A MAIORIA AINDA ESTÁ NA MISÉRIA.

AS PESSOAS PRECISAM ENTENDER QUE AGRICULTORES DO MUNDO TODO PRECISAM DE AJUDA, DE SUBSÍDIOS PORQUE JÁ SOMOS 7 BI DE PESSOAS NO PLANETA, MAS INFELIZMENTE PARECE QUE EXISTE UMA CONSPIRAÇÃO EM ANDAMENTO QUE QUER A TODO CUSTO QUE A FOME SE ESTABELEÇA NA TERRA, NÃO SEI SE É O CASO DE KÁTIA ABREU, OU SE É SIMPLICIDADE POR PARTE DELA, MAS A VERDADE QUE NOS ÚLTIMOS TEMPOS ATÉ O GOVERNO AMERICANO ESTÁ QUERENDO ABRIR MÃO DE SUA PRODUÇAO ALIMENTAR(VAI RESOLVER AO DEIXAREM OS SEUS AGRICULTORES MAIS POBRES?) DEPOIS DE TER GASTO BILHÕES DESNECESSARIAMENTE P/MANTER TROPAS NO ESTRANGEIRO.

ESTAMOS A CAMINHO DE UM GOVERNO GLOBAL?

COM CERTEZA, MAS PARA ISSO, A FOME TEM DE CRIAR RAÍZES NO MUNDO TODO.

...ENQUANTO ISSO, OS SOLDADOS VERDES AJUDAM O DIABO A PLANTAR MAIS ÁRVORES E NO FINAL DAR O GOLPE FATAL.
Luiz Prado disse…
E o Rio, que não resolveu os problemas de saneamento nem da Barra da Tijuca, onde a população pode e quer pagar, nem da Baía de Guanabara, apesar dos empréstimos externos com essa finalidade, e ainda continua jogando esgotos de um milhão de habitantes sem tratamento através do emissário submarino de Ipanema apesar da Constituição do Estado de 1989 proibir isso? Essa turma do Jornal Nacional bebe uísque feito em Nova Iguaçu.