MP do Código Florestal nas mãos das ONGs

Caros, uma imagem vale por mil palavras. Vejam na foto o Presidente da Comissão Mista que analisa a Medida Provisória do Código Florestal, Elvino Bom Bass (paletó azul), colocando o relatório do Senador Luiz Henrique, apresentado hoje aos parlamentares, nas mãos das ONGs.

O cidadão de costas na foto tentando ligar para alguém é Mario Mantovani, ecotalibã da ONG SOS Mata Atlântica; o grandalhão de gravatinha borbolta é Luiz Antonio de Carvalho, vulgo Luizão. Luizão é consultor do Ministério do Meio Ambiente e foi designado junto com o ongueiro João de Deus Medeiros pela própria Ministra Izabella Teixeira como "ponto focal" das ONGs junto ao legislativo.

Lei ata do Conama onde a Ministra declara essa designação aos componentes do Conselho, a maioria representantes de ONGs. Leiam da linha 270 à linha 289.

Luizão e João de Deus desfiguraram o relatório de Aldo Rebelo no Senado quando o relator foi o petista do Acre, Jorge Viana. Viana, que iniciou sua vida profissional e sua carreira política no Acre ao lado de Marina Silva, deu acesso franco ao seu relatório aos dois homens do MMA. Foram eles que incluiram a principiologia do Artigo 1º, alteraram o Artigo 61 e por aí vai.

Não se sabe porque João de Deus foi afastado das negociações, mas a batuta segue nas mãozinhas de Luizão e, ao que parece, também nas mãos de outros ongueiros.

Relembre aqui como João de Deus Medeiros, Luizão e as ONGs tomaram conta da reforma do Código Florestal no Senado.

Comentários

Este Mário Mantovani é perigoso ao extremo.

Um híbrido de uma raposa com um tubarão branco.
Este Mário Mantovani é perigoso ao extremo.

Um híbrido de uma raposa com um tubarão branco.
jerson disse…
Ciro, vc. me desculpe mas vc. muitas vezes elogiou a ministra Izabela, mas agora vc. diz que a mesma entregou as mps nas mãos de ongueiros, ou ela é a favor das mps; neutra na relação agricultor/ecologistas,
ou é a favor dos agricultores ou é do lado dos ecologistas, eu para mim ela esta fazendo onda e ela é mesmo a favor do meio ambiente por ser ministra e participar de ong e nem esta ai com a agricultura, por favor me esclarece, obrigado.
Ana disse…
Ciro! Com o novo código florestal em vigor, o Conama continua com suas competências(in)? IBAMA e Conama é meio de vida fácil para os infiltrados no setor e atraso de vida para o proprietário rural.Os assombros continuarão ou estão de asas quebradas?
ZE disse…
Este Sr Mario Mantovani esteve há alguns dias em um programa de culinaria na rede record. Para variar se colocando como salvador do planeta. Falou, falou, mas sem nenhum contraditório, afinal estava ao seu lado um cozinheiro. Me chamou atençao, nos seus auto-elogios dizer que plantaram 30.000 arvores, mas na verdade plantaram foram mudas. Hora para quem entende isto nào é nada se comparado ao que muitos produtores plantam e protegem sem nenhum alarde. Considerando espaçamento de 4X4 estas 30.000 mudas cabem em míseros 50 hectares. Com tanto dinheiro rodando na SOS M.Atlantica seu trabalho é uma lástima.
ZE disse…
Este Sr Mario Mantovani esteve há alguns dias em um programa de culinaria na rede record. Para variar se colocando como salvador do planeta. Falou, falou, mas sem nenhum contraditório, afinal estava ao seu lado um cozinheiro. Me chamou atençao, nos seus auto-elogios dizer que plantaram 30.000 arvores, mas na verdade plantaram foram mudas. Hora para quem entende isto nào é nada se comparado ao que muitos produtores plantam e protegem sem nenhum alarde. Considerando espaçamento de 4X4 estas 30.000 mudas cabem em míseros 50 hectares. Com tanto dinheiro rodando na SOS M.Atlantica, pois faz ate propaganda no horario nobre, seu trabalho é uma lástima.
Acho normal e muito correto num processo democrático discutir a MP com os vários setores da sociedade, inclusive com o setor ambiental e, neste caso, a SOS mata atlântica representa bem o movimento ambiental.