Indústria da multa: Bolsonaro começa a gastar o dinheiro das multas do Ibama

O presidente Jair Bolsonaro cumprimenta populares a caminho do evento de lançamento oficial do projeto Juntos pelo Araguaia, em Aragarças (GO).

Este blog denuncia a criação de uma indústria da multa no Brasil desde quando ela era apenas uma ideia de uma ambientalista radical do Ibama. O primeiro post que publiquei alertando sobre isso foi em 2017. Relembre: Ideia de jerico ambientalista.

Depois, na gestão de Sarney Filho no Ministério do Meio Ambiente, este blog denunciou o decreto que formalizou a criação da indústria por meio da qual o Governo multa empresas e usa o recurso para financiar ONGs. Publiquei diversos posts sobre isso.

Durante a campanha, Bolsonaro fez várias críticas a tal indústria da multa. Mas, ao assumir o governo, a prática foi mantida. Denunciei aqui neste blog que o Decreto de Bolsonaro que alterou a indústria criada por Sarney Filho manteria o financiamento e projeto com recursos de multas aplicadas pelo Ibama sobre o setor privado. Relembre: Decreto de Bolsonaro mantém indústria da multa no Brasil.

Fui duramente criticado pelos bolsonaristas arianos que não toleram críticas ao messias.

Pois hoje, o Governo Bolsonaro começou a gastar o dinheiro das multas provando que este blogger tem razão. Ouça a declaração da Ministra da Agricultura, Teresa Cristina, feita agora a pouco no Twitter.

Quem acompanha este blog e, sobretudo, essa discussão sobre o uso de recursos de multas em bons projetos sabe que isso não tem como acabar com boa coisa.

Em tempo, para quem não lembra, Sarney Filho e seus ambientalistas pretendiam gastar os recursos das multas em projetos de ONGs na recuperação do Rio São Francisco. A única mudança que Bolsonaro fez na indústria de Sarneyzinho foi trocar o São Francisco pelo Araguaia.

Imagem de Alan Santos/PR

“Informação publicada é informação pública. Porém, alguém trabalhou e se esforçou para que essa informação chegasse até você. Seja ético. Copiou? Informe e dê link para a fonte.”

Comentários