Sem posição oficial

Reunião de Lula e Ministros sobre o Código Florestal termina sem posição oficial do governo.

A reunião aconteceu hoje à tarde com a participação dos Ministros Stephanes, Cassel, Minc e Dilma. O encontro foi fechado à imprensa e imediatamente seguido pelo fórum de mudanças climáticas. No início da noite houve uma coletiva dada pela ministra da Casa Civil, Dilma Russef. A ênfase da coletiva entretanto recaiu sobre o tema mudanças climáticas. Nenhuma posição oficial do governo sobre o Código Florestal foi anunciada. Dilma deu a entender que esse anúncio ocorrerá em breve, mas não se comprometeu com prazos.

Essa indefinição pode refletir as divergências irreconciliáveis entre o posicionamento do Ministério do ½ Ambiente e o da Agricultura. No cerne dessa divergência está a impossibilidade prática de se aplicar o Código Florestal. Não faz diferença alterar marginalmente uma lei ruim. O problema do Código Florestal apenas será solucionado quando uma reformulação profunda for realizada.

Vejamos o que acontece nos próximos dias.

Comentários

Luiz Prado disse…
A posição oficial será um grande chute! Um percentual de redução das emissões que não estará embasado em qualquer estudo. Fica o desmatamento zero ou uma redução em 80% do desmatamento - a serem atingidos no dia de São Nunca e não se sabe como - e uma redução de mais 20% em alguma coisa que ninguém sabe o que é.
Os países sérios, quando negociam metas, têm estudos setoriais por trás. Aqui, não temos nem mesmo um inventário, NA-DA.