Folclore amazônico ameaçado

O maior festival folclórico da Amazônia, o festival de Parintins está ameaçado. O festival que gira em torno da disputa entre dois bois, o Garantido e o Caprichoso, pode ser afetado pelo Ibama. A polícia política verde do governo pretende realizar a "Operação Boi Pirata" em vários municípios amazonenses em função do recente aumento do desmatamento naquele estado.

Os fiscais do Ibama já está em campo notificando e ameaçando apreender bois em Apuí e Manicoré. As apreensões, que elevam a pobreza local, podem ser doados à programas de combate a pobreza no sul do país. De acordo com o Coordenador Geral de Batalhão de Operações Verdes Especiais do Ibama “o desmatamento no estado não pode aumentar, e todas as medidas necessárias para conter o destruição da floresta será tomado. As equipes já estão em campo com o objetivo de apreender e, se necessário, destruir todos os equipamentos usados na prática ilegal do desmatamento”.

Faca na caveira verde.

Comentários

Luiz Henrique disse…
Na Amazônia o boi não esta Garantido, por mais que seu povo seja Caprichoso.
Fico imaginando como deve ser este Boi Pirata, será que tem um olho de vidro ou um tampão em um olho vazado? Será que tem um gancho em substituição de um dos cascos? Pode ter aparecido devido ao “mar de agua do Amazonas” e aproveitam suas enchentes para fazer saques aos bois nativos, e a bandeira, uma caveira com par de chlfres? Ou serão bois normais, que as ONGs chamam de Piratas e a seu pedido, o IBAMA aniquila para manter saudáveis os boizinhos europeus e Americanos?