Código Florestal: Palestra de Aldo Rebelo

Caros, vejam a palestra proferida pelo Deputado Aldo Rebelo em encontro de cafeicultores na Bahia. Recomendo fortemente.

Comentários

Ana disse…
Aldo Rebelo, com sua oratória e sapiência, faz um retorno ao passado e puxa através de sua narrativa, recordações de uma a vida calma no campo nos tempos de outrora,quando, pessoas de origem campestre, mantinham-se ocupadas com a lida da terra, sem suspeitar que no futuro as mesmas ações fossem os problemas contemporâneos que os afastariam da terra. Tempo, em que não existiam drogas facilitadas, nem prostituição ou corrupção de menores, porque, ao contrário de hoje em que criança não pode trabalhar, aquelas, ajudavam os pais na plantação de hortaliças e as vendiam para ajudar na manutenção dos irmãos menores. Não havia um sítio ou chácara que não houvesse uma horta, um pomar, galinheiro, chiqueiro, pois era degradante para um chefe de família daquela época, ser considerado vagabundo se, não houvesse essas práticas em suas propriedades. Hoje, com o êxodo rural, principalmente dos pequenos agricultores, as crianças aprendem logo cedo a se tornarem adultas. Sozinhas, longe dos pais que passam o dia todo fora, em seus trabalhos, muitos em fábricas, fazendo horas-extras para aumentar o salário, as crianças aprendem a tomar decisões que nem sempre são as melhores, visto que ainda, serem imaturas para as próprias escolhas ficam à mercê de exemplos e orientação de pessoas, muitas vezes, inescrupulosas ou de má reputação.
Hoje, o homem que deseja permanecer no campo encontra muitas dificuldades, pois dentro de uma visão política e ideológica ele é dispensável para a atividade, passando a ser mais importante a terra que o homem, uma árvore que uma criança, tornando-se marginalizado tanto no campo quanto na cidade, onde não encontra um espaço. Dentro da ideologia ambiental, o homem cuida da natureza afastando-se dela, esta é a forma de proteção que se prega. Algumas proibições quanto ao uso da terra, fazem com que os pequenos sitiantes percam seus direitos à propriedade quando não podem usá-la, e essas perdas ocorrem pelo distanciamento às beiras de rios, de minas d’água, açudes, morros, ladeiras, e até mesmo pela rede elétrica, pois se ela corta a propriedade também é necessário o recuo de ambos os lados e a metragem será tanto quanto for à altura da planta cultivada, por exemplo, o eucalipto com seus trinta metros de altura ou árvores frondosas que podem danificar a rede. Imagine uma propriedade que possua tudo isso, o pouco que sobra para cultivo, talvez não seja suficiente para a própria subsistência. Mas, com todo conhecimento que se tenta passar sobre as dificuldades que enfrentam os homens do campo e as conseqüências que isso trará para a sociedade no tocante à alimentação e ao desajustes sociais, a ideologia sustentada por grupos de má fé é merecedora de maior crédito, pois através de propagandas e persuasão com requintes de verdades incontestáveis, atingem a maior massa não familiarizada com a realidade e manejos da agricultura. Uma verdade dita por um agricultor pode soar falsa, mas uma idéia falsa se dita por um artista é verdadeira, pela ilusão e fama que transmite de vencedor, vida fácil, aparentemente gloriosa, bela, refletida nas telas.
Diante dos problemas enfrentados pelos agricultores e suas vozes não chegarem a lugar algum, Aldo Rebelo, tomou essa luta como sua, porque escolhido e também preparado, indo a campo, ouvindo os lamentos e relatos e estarrecido levantou a bandeira em defesa dos oprimidos com uma visão daquilo que será melhor para o povo e a nação. Se vitorioso, o Brasil ganhará, se não, o futuro chorará através daqueles que não terão o pão de cada dia. Se ainda assim a luta for em vão, se todas as palavras se perderem, é porque pérolas foram atiradas aos porcos.
Votei em Aldo Rebelo pelo seu caráter e decência. Votarei sempre, porque acredito.
Maria Angélica de Paula
Os links abaixo mostram um fato real, injusto e desumano:
http://www.youtube.com/watch?v=pw5zrWeAcrU
http://www.youtube.com/watch?v=TCG8M4WcOjo&feature=related
Verdades e mentiras sobre as profecias ambientais:
http://ecologia-clima-aquecimento.blogspot.com/