Código Florestal deixará produtores nas mãos dos grandes traders

Para obtenção de crédito e financiamento agropecuário para a próxima safra, o produtor rural terá de apresentar, a partir do próximo dia 12 de junho, a averbação da reserva legal ou do termo de adesão ao programa Mais Ambiente. Na prática, as exigências ambientais para adquirir créditos e financiamentos junto ao banco serão cobradas a partir desta data.

Segundo divulgação da assessoria do Banco do Brasil, até 12 de junho os produtores rurais devem estar com suas propriedades em situação ambiental regularizada. Essa regularização pode ser feita por meio da averbação da reserva legal ou por adesão ao programa Mais Ambiente, do Ministério do Meio Ambiente, de acordo com o Decreto 7.029/2009. O Banco do Brasil é um dos principais canais de crédito e financiamento para produtores rurais no país.

Não há tempo hábil para essa regularização das propriedades ate 12 de junho. O tal programa Mais Ambiente do governo federal é uma peça de ficção (Entenda o problema). Sem o financiamento público os produtores ficarão à mercê dos grandes traders para o financiameto da próxima safra. O fundamentalismo ambiental está conseguindo o que quer.

Comentários