Produtores rurais estão em Brasília pressionando por mudanças no Código Florestal

O deputado Moacir Micheletto (PR) participa nesta quarta-feira, dia 2, às 8hh30, de um café da manhã para discutir o encaminhamento da votação do substitutivo do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) ao Código Florestal Brasileiro (CFB). Recorda-se que Micheletto foi o presidente da comissão especial, criada pelo então presidente da Câmara Federal, Michel Temer, para propor mudanças à legislação ambiental, em vigor desde 1965. A iniciativa do café da manhã é da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep).

Outras entidades também estão se mobilizando pelo Brasil afora pela aprovação do substitutivo do deputado Aldo Rebelo. É caso da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), que inicia a partir da próxima semana um ciclo de encontros em nove municípios sobre os principais pontos da proposta de atualização do CFB. Segundo a Famato, a ideia é mostrar à sociedade a importância da aprovação do novo Código Florestal para a continuidade da atividade rural.

Convite da Faep alerta que “se trata de um assunto da maior importância para a produção agropecuária do Paraná e do país”. Além da Faep, o café da manhã conta com o apoio de outras entidades ligadas ao agronegócio, deputados estaduais e a bancada federal do Paraná. O café será promovido no restaurante do Senado Federal.

Noutro front, dirigentes de entidades representativas do setor rural brasileiro se reúnem em Brasília, nos dias 1 e 2 de março, com o objetivo de chamar a atenção dos parlamentares sobre a necessidade de aprovação do relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB/SP) que propõe mudanças no Código Florestal Brasileiro.

A coordenação do evento é da Frente Parlamentar da Agropecuária – FPA. A abertura dos trabalhos será realizada no auditório Nereu Ramos, no subsolo do anexo II da Câmara dos Deputados, a partir das 14 horas, do dia 1 de março. Logo após, os produtores farão visitas aos gabinetes dos parlamentares para pedirem apoio à matéria e a noite participam de uma reunião-jantar na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA. Na quarta pela manhã retomam os contatos com os congressistas.

De acordo com o deputado Luiz Carlos Heinze, vice presidente da FPA, a proposta com as modificações na legislação ambiental brasileira, aprovada na Comissão Especial do Código Florestal em junho de 2010, está pronta para ser incluída na pauta de votações da Câmara. “O momento é de mobilização, pois precisamos aprovar essas mudanças na primeira quinzena de março”, garante.

Do Rio Grande do Sul devem participar representantes da Farsul, Fetag, Irga, Ocergs, Acergs, Fecoagro, Fearroz, Federarroz, Afubra, Acsurs, Ibravin e Famurs.

Comentários