Leitor do Blogg envia sugestão de manifestação pública contra o Código Florestal

Segue uma sugestão para criar um fato que tenha repercussão na grande mídia e sirva para mostrar o quanto a Legislação Ambiental é irracional, arbitrária e injusta.

Fazer manifestação pacífica e autorizada na Av. Paulista na cidade de São Paulo, com passeata e distribuição de alimentos. Além da distribuição de alimentos e da passeata seria muito interessante interromper uma ou duas faixas de trânsito, retirar o asfalto e plantar árvores nativas da mata atlântica. O objetivo seria reflorestar a APP de topo de morro que é a Av. Paulista.

Depois de plantadas, estas árvores não poderiam ser removidas sem autorização do órgão ambiental, justamente por estarem em APP de Topo de Morro. Na verdade o órgão ambiental pode autorizar no caso de obras essenciais de infra-estrutura destinadas aos serviços públicos de transporte, saneamento e energia e aos serviços de telecomunicações e de radiodifusão, mas ficaria numa saia justa.

O ideal seria usar árvores grandes cujo corte tenha sido legalmente autorizado em algum processo de licenciamento ambiental. Estas árvores, em vez de serem cortadas, seriam removidas com caminhões que tenham guindaste, transportadas e replantadas na Av. Paulista. Caso não consigam árvores grandes, usar mudas legalizadas do maior porte possível.

Outra possibilidade seria encontrar alguma construção em andamento na Av. Paulista, cuja aprovação seja recente, e “embargá-la” numa manifestação pacífica. Com a repercussão pública dada pela imprensa as autoridades não teriam como justificar a manutenção da obra e teriam que realmente embargá-la, assim como todas as outras construções que foram e estão sendo aprovadas em APPs em Sampa e outras cidades do Brasil

Comentários