Cetesb ignora Novo Código Florestal e exige RL de 20% para pequenos produtores em São Paulo

Caros, recebi essa denúncia de um leitor do Blog. A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) está ignorando a Lei 12.651, o Novo Código Florestal, e exigindo 20% de Reserva Legal para imóveis menores de 4 módulos fiscais.

Esse é um dos pontos principais da Reforma do Código Florestal que foi pautada na desoneração de pequenos imóveis da obrigação onerosa de recuperar Reserva Legal e APPs. Muitos desses imóveis não têm condições financeiras de arcar com o ônus da recuperação e por essa razão a recuperação integral da área foi dispensada.

Proprietários com imóveis de até 4 módulos rurais com áreas agricultadas deveram estabelecer como Reserva Legal apenas o remanescente de vegetação original que havia na área em 22 de julho de 2008. Imóveis menores de 4 módulos com zero de vegetação remanescente em 22 de julho de 2008 deverão ter zero de Reserva Legal; imóveis com 5% de  vegetação remanescente deverão ter 5% de RL e assim por diante. Mas funcionários de Cetesb vêm se recusando a cumprir essa regra. (clique na imagem para ver ampliada)


De acordo com a interpretação do funcionário da Cetesb imóveis menores de 4 módulos deverão estabelecer como RL a vegetação remanescente existente no imóvel em 22 de julho de 2008, mas não apenas ela. Devendo completar a RL de 20% prevista no Artigo 12 da Lei 12.651 com outras áreas.

Isso é uma fantasia. Não é isso que a lei diz, não foi o isso que Legislador quis fazer e não é essa a interpretação dos próprios técnicos do MMA. A Cetesb está torcendo a letra da lei para continuar exigindo de pequenos produtores as exigências do velho Código Florestal.

Os pequenos produtores rurais de São Paulo estão reféns do órgão ambiental que se recusa a cumprir a lei. Vale lembrar que o objetivo do legislador foi exatamente proteger pequenos produtores diante das dificuldades que eles tinham de adequarem seus imóveis às exigências antigas.

Alguém precisa enquadrar o órgão ambiental paulista.

Em tempo, por questão de segurança as imagens que ilustram o post foram editadas para retirar informações que pudessem identificar o produtor. O documento completo me foi enviado por email por um leitor do blog revoltado com a exorbitância do órgão ambiental.

Comentários

Brasil, um País sem lei...


A ditadura verde chegou ao Brasil e promete destruir os agricultores brasileiros a qualquer custo.

Isso é só o começo, aguardem!
Suzy disse…
Estou indignada com a posição da Cetesb. Não estou conseguindo me entender com o órgão há algum tempo pq eles exigem constituição de 20% de RL em uma propriedade de 1,48 alqueires. Vcs tem noção do espaço de 1,48 alqueires??? É um absurdo !!! Já tomei algumas providências e futuramente postarei a decisão aqui no blog para que sirva de exemplo para outros pequenos produtores.
Abraço
Luiz Prado disse…
Limpar o Tietê ou um rio qualquer do estado que é bom, nem sinal. A CETESB fica enrolando, enrolando. E ajuda os paulistanos a falarem de matinhos e índios em algum outro lugar.
Bem, o negócio é levar este caso para a Presidenta(site: "fale com o Predidente") e incomodá-la até que ela resolva este problema.

Inclusive, entrar em contato com outros políticos porque eles ganham muito bem, então vale a pena incomodá-los também, pois eles estão aí para servir o povo.

Enfim, temos de pegar o nosso arco e flecha e começar o nosso grito de guerra porque senão seremos engolidos pelo inimigo verde que já está em toda a parte trabalhando arduamente para tirar o máximo de áreas agriculturáveis das mãos daqueles que dormem profundamente.
e1000 disse…
nosso inimigo e' o comunista com a bandeira pintada de verde..
JCosta disse…
mandei a materia para a ouvidoria do governo de São Paulo, para o Governador e ouvidoria, sugiro que todos façam isso. O Dep Duarte Nogueira, PSDB, que disputa a Prefeitura de S. J Rio Preto, após a eleição é um bom caminho. Sugiro ao Ciro que exponha o caso a ele.