CAR avança para 95%

Para o diretor geral do Serviço Florestal Brasileiro, Raimundo Deusdará, não devemos “solenizar" os números.
O Serviço Florestal Brasileiro divulgou ontem, terça-feira, 19 de julho, os números atualizados do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Segundo o boletim, até 30 de junho, 94,79% da área passível de cadastramento já estava registrada no sistema, incremento de 4,87% em relação ao último balanço. O número corresponde a mais de 377 milhões de hectares em todo o país. Depois da prorrogação do prazo mais 134 mil imóveis foram incluídos no sistema, que já atingiu 3.616.590 propriedades em todo o Brasil.

A região Sul, que enfrentava problemas, já beira os 90% de cadastro, percentual semelhante ao da região Centro-Oeste. A região Nordeste continua na lanterna com 65% da área cadastrada até o momento. O estado mais atrasado é a Bahia, com pouco mais de 33% do total inscrito. Em todo o país, cerca de 20 milhões de hectares ainda precisam ser inscritos no CAR.

Para o Serviço Florestal Brasileiro, responsável pelo cadastro, as dificuldades tecnológicas e financeiras são as principais razões deste atraso, principalmente entre os pequenos proprietários e possuidores. Em razão disto, o órgão já tem planos para realizar uma busca ativa aos pequenos produtores, principalmente nas regiões mais pobres.

Alguém percebe a mudança de postura do Governo? Declarar que fará busca ativa para ajudar os produtores com maiores dificuldades é o oposto de dizer que não haverá prorrogação, ou que quem já fez o CAR ficará ofendidinho com a prorrogação do prazo. Aliás, até onde sei, ninguém ficou ofendido com a prorrogação do prazo, nem houve repercussão negativa na comunidade internacional, como afirmavam as ONGs e a SRB. Ambientalista radical é bicho mentiroso.

Em tempo, alguém faça a gentileza de explicar para este blogueiro ignorante o que diabos é “solenizar".

Comentários