Intensificação da pecuária e o fim do berrante

Matéria do Canal Rural mostra que a intensificação e os ganhos de produtividade da pecuária podem inviabilizar a produção de berrantes no Brasil. Feitos artesanalmente a partir de chifres bovinos, o berrante e a profissão de fabricante desse instrumento ligado às raízes da pecuária brasieira podem estar com os dias contados.

A escassez de chifres no mercado fez o preço da matéria prima triplicar nos últimos anos. "Antigamente nós pagávamos na faixa de R$ 5 o quilo do chifre, hoje estamos pagando R$ 15", diz o artesão André Petruco, produtor de berrantes no triangulo mineiro.

A falta de matéria prima é uma consequência dos ganhos de tecnologia da pecuária nos últimos anos. O zootecnista Alexandre Bizinoto explica que o desenvolvimento dos chifres ocorre depois dos 24 meses de idade dos animais. "A precocidade que buscamos faz com que os animais sejam abatidos antes que os chifres cresçam adequadamente.

Quanto eu era menino tínhamos um berrante de verdade em casa. O bicho era grande e pesado. Tinha um som grave e bonito. Eu precisava apoiar a boca do bicho na cerca da varanda de casa para conseguir soprar o bocal.

Hoje, trinta anos depois, eu tenho um berrante em casa. O bicho é frágil e leve. Tem um som agudo, quase um guincho. É um brinquedo. Minhas filhas carregam ele pelo apartamento. Não tenho varanda.

Talvez daqui a trinta não existam mais berrantes. O mundo está se acabando.

Veja aqui a matéria do Canal Rural: Faltam chifres, e berrantes correm risco de extinção.

Comentários