A nova agricultura brasileira em mais um livro

A agricultura brasileira vem passando por importantes transformações desde a década de 1960. O Brasil deixou de ser importador líquido de alimentos para se tornar um dos maiores exportadores mundiais. O agronegócio representa mais da metade do saldo na balança comercial, um terço do produto interno bruto (PIB) e parcela significativa dos empregos na economia. A “revolução verde” que aconteceu no país esteve associada a um conjunto de fatores, os quais influenciaram na construção de um ambiente institucional favorável à inovação e à adaptação de tecnologias. Pesquisas de melhoramento genético foram realizadas para se adaptar a produção ao clima tropical, bem como para ampliação da produtividade agrícola e pecuária.

No início da década de 1970, houve a criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e, consequentemente, a expansão da fronteira agrícola para o Cerrado no Centro-Oeste, uma região considerada até então imprópria ao cultivo. Mais recentemente, desde os anos 1990, tem-se verificado a incorporação do Cerrado nordestino à produção. Nos últimos quinze anos, o desenvolvimento de sementes melhoradas que integram ciclos produtivos mais curtos possibilitou o aumento produtivo transformando o que antes era "safrinha" em uma verdadeira “segunda safra” em várias regiões, multiplicando o potencial produtivo do país. A biotecnologia é, portanto, essencial nesse processo, que busca maior produção com utilização mais eficiente dos recursos naturais.

Agricultura, transformação produtiva e sustentabilidade é um livro resultante do esforço de pesquisadores que contribuem para o entendimento destas mudanças, as quais se iniciaram no passado e ainda permanecem em curso. A coletânea reúne trabalhos que detalham o novo padrão produtivo e de acumulação de capital. No Brasil, a modernização é relativa, pois existem imperfeições de mercado que atrapalham a disseminação de novas tecnologias, o que requer repensar a extensão e a educação rural, de modo que se possa ampliar a capacidade de absorção tecnológica dos agentes.

Não há dúvidas de que a evolução do setor agropecuário colabora tanto em termos econômicos quanto em questões concernentes à sustentabilidade ambiental. Os temas aqui propostos buscaram seguir a lógica de forma a compreender a riqueza produtiva no agronegócio.

Faça aqui do download grátis do livro e boa leitura.

Comentários