Veto pode ser sentença de êxodo rural |
Se a presidente Dilma vetar o § 4º do Artigo 61-A e não oferecer solução aos médios produtores estará decretando sua sentença de êxodo, estará carimbando o passaporte dos médios para a urbe poluída e sem APPs e dando uma belíssima contribuição para a concentração fundiária em nome da preservação ambiental.
O Inciso V do § 13 do Artigo 61-A não fede e nem cheira e tem mais é que ser vetado mesmo.
O Governo deve apresentar amanhã também o decreto que regulamentará o PRA, mas deve ser apenas para criar assunto para que os jornalistas esqueçam do efeito que os vetos terão nos médios produtores rurais. E vai funcionar. A imprensa vai falar bobagens a miúde sobre o decreto e esquecerá de mencionar a segregação da agricultura brasileira entre pequenos sem restrições ambientais e grandes com restrições ambientais.
Essa segregação entretanto é o maior ganho da reforma do Código Florestal. Será ela que nos permitirá no futuro acabar com o ônus privado da preservação ambiental.
Vocês conhecem a piada do executivo que viajava em um avião ao lado de uma mulher bonita? O executivo perguntou à mulher: Você transaria comigo por um milhão de dólares? A mulher pensou, relutou, mas respondeu que sim. Daí o executivo perguntou se a mulher transaria com ele por R$ 300. Ela ficou horrorizada e perguntou: Você acha que eu sou o quê, um prostituta? O executivo respondeu: isso nós já resolvemos, estamos agora apenas negociando.
Nós já resolvemos que as RLs e APPs causam um efeito deletério nos imóveis rurais, certo? Resta agora apenas calibrar que tamanho (ou tipo) de imóvel é inviabilizado por esse efeito deletério.
Ainda tem muita água para passar ao lado dessa área consolidada.
Comentários
A única saída é vender ou comprar dos vizinhos até ficar grande o suficiente para poder arcar com o custo de preservar APPs e RL para o regozijo do mundo.
Brasília - A chegada dos ministros do Meio Ambiente de mais de 100 países, esta semana, a Hyderabad, na Índia, onde ocorre a 11ª Conferência das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (COP11), pode significar o fim de alguns impasses em torno das negociações iniciadas no último dia 8.
Postar um comentário
Reflexões sobre meio ambiente, pecuária e o mundo rural brasileiro. Deixe seu comentário.