Mudanças


Caro leitor, o blog passará por mais uma mudança. Com algumas interrupções, esta página circula há dez anos com postagens praticamente diárias tratando de temas relações ao ambiente inteiro, ao agro, ao mundo rural e à Amazônia. Adquiri o hábito e a habilidade de vasculhar a internet e fazer releitura de matérias publicadas em outros canais a partir da minha própria visão de mundo. Esse hábito tem me tomando tempo e sobretudo tem sugado grande parte da minha atenção e energia.

Por razões de cunho, não apenas pessoal, mas também, profissional, decidi acabar com esse hábito de maneira a concentrar minha atenção e energia em uma nova atividade. Não me é dada escolha. A mudança pela qual passará o blog é consequência desse imperativo.

Decidi não apagar a página nem abandona-la simplesmente. Já tentei fazer isso outras vezes e não consegui. Temo que incorreria em novo fracasso.

Manterei a página no ar a título de repositório das mais de 4 mil publicações passadas, mas não farei mais postagens diárias uma vez que não mais empenharei tempo scaneando a internet em busca de informação e atualização. Todos os meus bots e mecanismos de monitoramento serão "desplugados".

Uma vez desatualizado dos acontecimentos, tampouco poderei falar com consistência sobre eles. Logo, as postagens que eventualmente venha a fazer no futuro provavelmente terão abordagem diferente da habitual. O blog como é hoje acaba hoje.

Como a maioria de vocês sabe, o blog tem reflexo em outros dois meios de comunicação, o Facebook e o Twitter. Também esses reflexos serão mantidos sem regularidade nas publicações e sem abordagem de assuntos atuais. Quem conhece de rede social sabe que isso tende a matar as duas páginas. Paciência.


Obviamente que ninguém consegue se desligar por completo do mundo exterior enquanto está vivo. Não pretendo morrer por agora e macrotemas como eleições, passado, presente e futuro do Brasil, dinâmica do gasto público e grandes temas do agro continuarão no meu radar, sobretudo por meio da TV. Eventualmente publicarei alguma coisa sobre isso.

Ao longo dos últimos dez anos, por outro lado, fiz diversos contatos e até amigos por meio desta página e seus reflexos no Facebook e no Twitter. Embora me afastar do blog me seja penoso depois de uma década apegado a ele, ainda mais penoso seria perder por completo a ligação com esses amigos e contatos.

Decidi por isso montar um grupo no aplicativo WhatsApp de modo que os amigos (e até mesmo os inimigos) possam manter algum nível de contato se assim quiserem. Não sei se conseguirei responder a todos, talvez não consiga nem dar a devida atenção ao grupo. Mas acredito ser essa uma forma de não perder completamente a ligação com o mundo exterior.

Eventualmente, esse grupo pode me apontar temas relevantes que eu não conseguirei mais perceber por conta do desligamento da minha rede de monitoramento da internet. Seria ainda muito bom se ele se tornasse um fórum de debates de alto nível sobre os mesmos temas do site.

Quem tiver interesse em fazer parte do grupo deve preencher o formulário a seguir não sem antes ler com atenção algumas regras de convivência listadas no cabeçalho. Assim que conseguir montar uma infraestrutura segura (celular, rede, conta de aplicativo, etc) darei início ao grupo. Vejamos o que acontece.

Gostaria de desejar uma boa sorte a todos os que por aqui passaram.

Abraço do blogger.

“Informação publicada é informação pública. Porém, alguém trabalhou e se esforçou para que essa informação chegasse até você. Seja ético. Copiou? Informe e dê link para a fonte.”

Comentários